A campanha nacional de vacinação contra a gripe encerrou na última sexta-feira, dia 22, depois de ter sido prorrogada por duas vezes pela Secretaria Estadual da Saúde, devido a greve dos caminhoneiros e a dificuldade de atingir a meta.

Em Dois Vizinhos, a campanha chegou 106,35% do público-alvo vacinado e atingiu as metas em todos os grupos. Os melhores resultados foram com professores (116,98%) e idosos (116,28%), seguido de Trabalhadores saúde (106,01%), Puérperas (102,56%), Gestantes (94,50%) e Crianças (91,01%).

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, o Paraná teve um índice de cobertura vacinal de 89,6%, acima da média nacional, de 83%. Dos sete grupos alvos da campanha apenas dois deles, tiveram cobertura abaixo do esperado no estado. Entre as gestantes, 75,5% foram vacinadas e entre as crianças, 72,6%. No Brasil, a cobertura vacinal nesses dois grupos foi ainda pior, de 71% para gestantes e 67% para crianças.

Dados do último boletim da gripe divulgado pela Secretaria da Saúde mostram que desde o início do ano foram registrados 211 casos de influenza e 27 mortes. O maior número foi registrado na Região Metropolitana de Curitiba, com 91 casos, sendo 68 apenas em Curitiba. Das 22 Regionais de Saúde do Estado, 18 já confirmaram casos de influenza.

Entre os cuidados que devem ser adotados estão lavar as mãos com água e sabão com frequência; manter os ambientes ventilados; higienizar periodicamente superfícies que entram em contato com as mãos, como mesas, teclados e maçanetas, com álcool em gel; evitar compartilhar talheres, copos e alimentos; usar lenços descartáveis na hora de tossir ou espirrar e evitar aglomeração de pessoas.

Para quem apresenta febre alta, dor de garganta e tosse, a recomendação é procurar atendimento médico e evitar a automedicação.

Fonte: Portal Educadora/ AEN

Últimas Notícias