Sete dos 42 municípios do Sudoeste são considerados de alto desenvolvimento pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), que elabora um dos principais índices de desenvolvimento municipal do País. O indicador compila dados sobre a Educação, Saúde e Emprego e Renda de todas as cidades brasileiras e serve de referência para medir a qualidade de vida: para ser considerado de alto desenvolvimento o município precisa ter índice acima de 0,8.

“Em nossa região, desde os maiores até os pequenos municípios possuem um ambiente favorável e uma preocupação muito grande com o atendimento prestado pelo poder público. Isso ajuda em muito a refletir os dados mostrados pelos indicadores, que evidenciam um padrão de qualidade de vida elevado se comparado a outras regiões do Brasil”, explica o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Santa Izabel do Oeste, Moacir Fiamoncini.

A Amsop utilizou o levantamento da Firjan para criar um ranking regional das cidades do Sudoeste. Além das sete que figuram com alto grau de desenvolvimento, todos os 35 municípios restantes são considerados de desenvolvimento moderado, com índice entre 0,6 e 0,8. Ao menos 26 cidades da região têm índice superior a 0,7.

O índice divulgado recentemente pela Firjan se refere à realidade de 2016 sobre os municípios e foram coletadas informações nas bases de dados do Ministério da Saúde, da Educação e do Trabalho e Emprego. A metodologia utilizada é semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela ONU, com a diferença de que pode ser atualizado anualmente e a não a cada década, como é feito pelas Nações Unidas.

Na região sudoeste, Pato Branco aparece na melhor colocação, é o 4º no estado e décimo nono no país; Francisco Beltrão é o 10º no estado e 84 no país; Itapejara D’Oeste, é o 13º no estado e 106 no país; Realeza é o 14º no estado e 107 no país; São João é o 28 no Paraná e 266 no Brasil; Dois Vizinhos é o 6º município melhor colocado na região, ocupando a 30ª posição no estado e 287 no país. Na lista dos 7 municípios do sudoeste com alto grau de desenvolvimento, está também Bom Sucesso do Sul, que é o 47º no estado e 379 no país.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias