O último sábado foi o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Em Dois Vizinhos a Secretaria de Saúde e mais sete postos nos bairros realizaram a vacinação das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço. Também foi desenvolvido um roteiro pelo interior para facilitar o acesso as doses.

Os Clubes de Rotary também participaram da mobilização e realizaram panfletagem na Praça da Amizade, alertando os pais para a importância da vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde esperava que fosse vacinado pelo menos 70% do público-alvo, que é de cerca de 2 mil e 500 crianças. Mas com a ampla divulgação e mobilização, os pais se conscientizaram e 74% do público-alvo foi atingido.

Os números do município estão bem acima da média nacional. No Brasil, apenas 40% das crianças foram vacinadas. A baixa adesão é preocupante, especialmente depois da volta de casos de sarampo no país.

Toda criança que tenha de um ano a até menos de cinco anos de idade tem que tomar as vacinas, mesmo que já tenha recebido as duas doses. A campanha segue até o dia 31 de agosto e a meta é vacinar 95% do público-alvo. No Paraná, 581,3 mil crianças devem ser vacinadas. É preciso levar documento de identificação e a carteirinha de vacinação.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias