blog-details
  • 22 Ago 2018

  • Foto: divulgação.

  • 343

A Campanha de doação de parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência – FIA, realizada em Dois Vizinhos, durante a declaração do IR 2018 superou as expectativas e lançou novo olhar sobre a importância da organização e da parceria como instrumento que viabiliza o exercício da solidariedade.

A força tarefa foi desenvolvida pelo Núcleo de Contadores de Dois Vizinhos – CONTDV da Associação Empresarial, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e contou com a sensibilização de muitos declarantes de Imposto de Renda que entenderam a importância de se pensar mudanças globais a partir de ações locais.

A ideia da campanha surgiu após uma reunião com a juíza de Dois Vizinhos, Micheli Franzoni. Após o inicio da campanha, com a divulgação em rádio, jornal e mídias sociais, veio o trabalho persuasivo dos Contadores com suas equipes de colaboradores que abordavam o declarante sobre a importância deste recurso ser aplicado em nossa cidade, tendo a finalidade específica de financiar programas, projetos e ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias.

Em 2017, o resultado foi de pouco mais de R$ 49mil, porém, desse montante, ainda há algumas multas que foram impostas pelo Ministério Público a alguns declarantes o que fez que o valor fosse menor. Nesse ano, houve um aumento significativo, chegando aos R$ 104.749,60.

Segundo o Secretário de Assistência Social e Cidadania – Claudiovani Correa estes valores serão investidos nas entidades que tem registro no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente a partir da deliberação deste Conselho.” Em âmbito municipal, o FIA é gerido pelo CMDCA, (Conselho Municipal de Defesa da Infância e Adolescencia) com o apoio administrativo dos órgãos encarregados do planejamento e finanças do município, seguindo as regras da Lei nº 4.320/64, bem como as demais normas relativas à gestão de recursos públicos”, explicou o secretário.

Os recursos captados pelo FIA servem de complemento aos recursos orçamentários que, na forma da lei, devem ser canalizados para o atendimento da população infanto-juvenil.

Esse recurso, caso não houvesse a mobilização para doação ao fundo municipal, iria para o Governo Federal. Assim, com essa campanha, o valor será destinado para projetos sociais e entidades locais.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias