Nesta quinta-feira, dia 10, às 14h, Pato Branco e região celebrarão a inauguração do novo Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso e o início dos voos comerciais regulares, realizados pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Entre as presenças confirmadas para a cerimônia, está o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, o pato-branquense Guto Silva, o assessor da Presidência para Assuntos Institucionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Ronaldo Veras, além de deputados, prefeitos e demais lideranças do Paraná e Santa Catarina.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, ressalta que a operação dos voos regulares no Aeroporto Juvenal Cardoso, após a estruturação, representa uma conquista histórica para o Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina. Zucchi ressalta, ainda, a importância da presença da comunidade, na cerimônia de inauguração, para celebrar a concretização de mais este projeto, que simboliza um marco para o futuro da região.

“Quero convidar a todos, para que possamos inaugurar o nosso Aeroporto com voos comerciais e também receber o primeiro voo comercial da empresa Azul, que estará iniciando seus trabalhos aqui em Pato Branco. Esta é uma conquista histórica, sonhada pelos pato-branquenses desde a década de 1950 e que, agora, atinge não somente Pato Branco, mas toda a região, sendo, assim, um vetor de desenvolvimento local e regional. Vamos prestigiar esse momento ímpar, para a nossa cidade e região”, conclama Zucchi.

O 1º voo da Azul

Pato Branco, no Sudoeste paranaense, ganhará uma ligação com a capital Curitiba e, de lá, para todos os destinos da Azul no Brasil e no mundo. O voo inaugural acontecerá na quinta-feira (10), com a aeronave ATR 72-600, que pousará pela primeira vez no Aeroporto Juvenal Cardoso.

Inicialmente, a ligação entre Pato Branco e Curitiba acontecerá semanalmente, às quintas-feiras. “Acreditamos muito no potencial da região, que agora terá condições de criar novas oportunidades de negócios e fomentar a economia local. Nossa intenção é de ampliar a nossa malha na cidade e estamos aguardando, ansiosamente, pelas certificações do Aeroporto, para oferecer à população cinco ligações semanais com Curitiba”, afirma Marcelo Bento, diretor de Alianças da Azul.

Região conectada com o mundo

Pato Branco se torna o 102º destino doméstico da Azul e o sexto no Estado. Com o início das operações em Toledo, que acontecerá nesta quarta-feira (09), o Paraná passa a ser o terceiro maior Estado com operações da empresa, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Serão 60 decolagens por dia com uma oferta de 41 mil assentos semanais.

Os novos voos da Azul em Pato Branco oferecem ligações diretas até Curitiba com os seus modernos turboélices da ATR, com capacidade para até 70 lugares. A partir da capital do Estado, há conexões imediatas para Campinas, São Paulo (GRU e CGH), Recife, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Porto Alegre e Campo Grande, além dos outros sete destinos paranaenses servidos pela Azul.

Revitalização e certificação do Aeroporto

Em 2017, a Prefeitura de Pato Branco iniciou as intervenções estruturais no Aeroporto Juvenal Cardoso, inaugurado na década de 1950, visando a certificação e a operação dos voos regulares. Os investimentos, desde 2017, somam mais de R$ 14 milhões, oriundos da parceria entre o Município, Governo Federal, Governo do Estado e Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB).

Em 2018, paralelamente às capacitações da equipe que atuará no local, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) fizeram vistorias do processo de certificação do Aeroporto.

Horários dos voos Curitiba-Pato Branco (até 5 de fevereiro de 2019)

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Curitiba 13h30 Pato Branco 14h50 Quinta-feira
Pato Branco 15h25 Curitiba 16h45 Quinta-feira

Fonte; Pato Branco

Últimas Notícias