A Polícia Civil do Paraná (PCPR) por meio da 60ª Delegacia Regional de Dois Vizinhos, e a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da 2ª Companhia do 21º Batalhão, com sede também Dois Vizinhos, deflagraram na manhã desta terça-feira (19), a operação “KGB”.

As investigações visam desarticular dois grupos criminosos suspeitos de atuarem no tráfico de drogas em Dois Vizinhos e em cidades próximas.

Elas já transcorrem a mais de seis meses, com a coleta de fartas evidências de provas, e nela foram aplicadas diversas técnicas de investigações e ações controladas, devidamente referendadas pelo Ministério Público e autorizadas pelo Poder Judiciário da Comarca de Dois Vizinhos.

Um dos grupos investigados, é suspeito de atuar em vários municípios da região sudoeste, em especial, nas cidades de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, e grande parte dos integrantes desta associação criminosa já estão presos, e mesmo assim continuavam a comandar e financiar o tráfico de drogas de dentro da prisão.

De acordo com as investigações, o líder deste grupo criminoso agia de dentro de sistema prisional do Estado. Ele recrutava outros masculinos para revender drogas e cometer furtos de automóveis e motocicletas, os quais eram trocados por entorpecentes em cidades paraguaias e próximas à fronteira.

As drogas mais comercializadas por este grupo eram a maconha e a cocaína, chegando estes a movimentar cerca de 1kg de cocaína por mês durante as investigações.

O outro grupo investigado, é também responsável pela comercialização de drogas, em especial de cocaína em Dois Vizinhos, atuando estes nas vendas em “varejo” da droga, vendendo a mesma diretamente aos usuários.

A operação conta com policiais das Delegacias das Subdivisões da Polícia Civil de Francisco Beltrão, Delegacia de Catanduvas, Rádio Patrulha, Patrulha Rural, além das unidades especializadas da Polícia Militar, como a ROTAM e ROCAM do 21º BPM de Francisco Beltrão, da Divisão de Narcóticos da Polícia Civil através dos Núcleo de Pato Branco – DENARC, Núcleo de Operações com Cães também de Pato Branco - NOC, que está atuando com o emprego de cão farejador e policiais militares do 3°Batalhão de Pato Branco, e da 2ª Companhia de Quedas do Iguaçu.

Estão sendo cumpridos ao todo, 27 (vinte e sete) mandados judiciais, 15 (quinze) mandados de busca e apreensão e 12(doze) mandados de prisão.

Os trabalhos acontecem simultaneamente em Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco, no Sudoeste, e em Ibema, no Oeste do Estado.

A operação foi denominada “KGB”, tendo em vista o apelido do alvo principal da operação, o qual se denomina pelo apelido de “Russo”.

KGB era a unidade de inteligência e investigação da antiga União Soviética, hoje Rússia.

Fonte: Assessoria PM

Últimas Notícias