blog-details
  • 21 Fev 2020

  • Foto: Alexandre Baggio/ JdeB

  • 818

Na manhã de ontem, 20, uma solenidade, na Câmara de Vereadores, marcou o início das operações da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) na 2ª Companhia da Polícia Militar de Dois Vizinhos. A equipe conta com cinco policiais: o aspirante Matheus Kaike Paggi, o cabo Jocinei Pires Vieira e os soldados Deise Dalmora, Valdecir Weiss e Maicon Felipe Talau que foram formados dentro do 21º Batalhão de Polícia Militar em Francisco Beltrão.

Um detalhe histórico é que Deise é a primeira mulher a compor a Rotam dentro do 21º Batalhão. “O momento é especial para Dois Vizinhos e para nós por formarmos a primeira turma destacada, além de termos o primeiro efetivo fora da sede do Batalhão e contar com a primeira mulher da Rotam do nosso Batalhão. Essa equipe ainda é subordinada a Francisco Beltrão, mas estão destacados na 2ª Companhia para diminuir o tempo de resposta quando acontece uma situação de risco de maior grau de periculosidade na região”, disse o tenente Bernardo, comandante da Rotam no 21º Batalhão.

A capacitação foi pensada para aprimorar os procedimentos e técnicas dos policias que passaram por disciplinas como Armamento, Tiro Policial, Táticas para Confrontos Armados, Condução de Viaturas, Controle de Distúrbios Civis, Direitos Humanos, dentre outras. A equipe é empregada em áreas urbanas ou rurais, na localização e prisão de criminosos, em situações que exijam o emprego de tropa especializada, como ações em estabelecimentos prisionais (motins, rebeliões, fuga de presos) ou na intervenção em eventos críticos, podendo ainda ser empregada em qualquer atividade de policiamento preventivo ou repressivo.“A Rotam serve para situações de maior grau de periculosidade, seja pela situação apresentar um grau de periculosidade alto, por exemplo, roubo com indivíduos armados com arma de fogo, tumulto com muitas pessoas ou até situação com potencial de risco grande, como grandes eventos, shows, aniversários de cidade, com acúmulo grande de pessoas ingerindo bebidas alcoólicas que podem gerar uma briga generalizada”, explica.

A Rotam em Dois Vizinhos conta com armamentos especiais como uma carabina Imbel 5.56, uma submetralhadora .40, uma espingarda calibre 12 e munições de impacto controlado. Antes de ter a equipe em Dois Vizinhos, somente Francisco Beltrão atendia todas as cidades abrangidas pelo Batalhão. “Se fosse, por exemplo, um dia em que a ocorrência acontecia em momento que a equipe não estivesse na rua, até ser acionado em casa, passar por todos os procedimentos, o mais rápido que chegamos em Dois Vizinhos foi 40 minutos, por mais que seja rápido, para uma ocorrência é uma eternidade”, comemorou o tenente.

Autoridades

O deputado estadual Coronel Lee (PSL), o prefeito Raul Isotton (Sem partido) e o presidente da Câmara, Douglas Colaço (Pros), participaram da solenidade, assim como representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), entre outras entidades. “Dois Vizinhos é contemplada por essa equipe, numa reivindicação antiga que chega num momento muito bom. O município sempre busca auxiliar, estar ao lado da Segurança, aí temos o Conseg, Acedv/CDL, Sociedade Rural e a comunidade como um todo, através de muitos empresários, eu acredito que as coisas vão acontecendo. A Rotam chega já recebendo auxílio das entidades, bem equipada, num grupo que passou por muitos treinamentos, num curso intenso e hoje estamos com essa unidade a serviço da comunidade e só devemos parabenizar todos os envolvidos”, disse Raul Isotton, prefeito de Dois Vizinhos.

O deputado estadual Coronel Lee (PSL) falou sobre a importância da Rotam. “É triste saber que uma região precisa de Rotam, por outro lado, é uma alegria, um orgulho grande vermos esses policiais chegando a uma cidade desse porte e toda a região estão acolhendo com todo o carinho uma tropa especial. Já é o segundo esforço, o primeiro é o Rádio Patrulha e a Rotam chega sempre para decidir e o município está muito bem servido, com tropa especializada que vai fazer frente aos principais criminosos que vão ficar com a barba de molho”, conclui.

Fonte: Alexandre Baggio

Últimas Notícias