O prefeito Raul Isotton (Sem Partido) recebeu, no seu gabinete, secretários municipais e diretores do escritório regional da Sanepar para debater a retomada do Plano Municipal de Saneamento Básico, que prevê os investimentos nos sistemas de abastecimento de água e também para o tratamento de esgoto no município, além de uma projeção para a drenagem urbana de águas pluviais e a coleta de resíduos sólidos nos próximos anos.

Depois de elaborado, o documento será enviado para a Câmara de Vereadores prevendo a renovação da concessão entre município e Sanepar, numa parceria que começou em 1974. O planejamento é necessário para que a direção da empresa, tendo as informações, faça as análises pertinentes em reuniões de diretoria e defina os investimentos que serão feitos nos próximos anos.

O diretor do escritório regional da Sanepar, Ativo Miguel Beier, falou sobre a importância do plano. “Recebemos o convite da Prefeitura de Dois Vizinhos para retomar o Plano Municipal de Saneamento Básico que será atualizado. Ele começou a ser elaborado há alguns anos e vamos discutir investimentos e obras em relação ao abastecimento de água e tratamento de esgoto. Também precisamos fazer projeções, para os próximos anos, da drenagem urbana de águas pluviais e da coleta e destinação dos resíduos sólidos. Esse plano está previsto na lei 11.445/2007 que preconiza que os municípios precisam definir ações do futuro, pensando em investimentos para 30 anos (que é revisado a cada quatro anos) num conjunto de ações entre município e Sanepar para garantir o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto”, disse.

As ações são balizadas pelo documento que será elaborado. “Os investimentos são todos definidos em Curitiba e, assim que aprovados, serão inseridos no plano e na sequência será colocado em apreciação dentro de audiências públicas e apreciação dos vereadores e prefeito municipal”, completou.

Estiagem

Os primeiros meses de 2020 foram marcados por estiagem em todo o Paraná. Nos últimos dias, choveu, entretanto, o pedido ainda é para economizar água. “Nós, felizmente, fomos contemplados por chuvas expressivas, estamos com nível bom no rio e recuperamos os poços artesianos, mas ainda temos que usar água de forma racional e consciente. Estamos iniciando o inverno, o consumo baixa, mas a população precisa estar consciente porque os mananciais não se recuperaram totalmente. A chuva só afastou a necessidade de implantação de rodízio, que já está acontecendo em várias cidades do Estado por causa dessa estiagem severa que vem de aproximadamente um ano”, relata o gerente da Sanepar.

O município de Dois Vizinhos recebeu, recentemente, um novo reservatório que comporta um milhão de litros e foi essencial para manutenção dos serviços durante o período de seca. “Esse reservatório que foi inaugurado em novembro já fez a diferença para se evitar a falta de água no último verão. Tivemos situações pontuais, em partes altas da cidade, que não conseguimos atender em função de, às vezes, alta temperatura, consumo alto. Mas o reservatório foi importante para manter a normalidade no abastecimento da maioria da população, principalmente quem dispõe de caixa d’água”, completa.

O abastecimento conta hoje com o Rio Girau Alto, que é o principal manancial, além de poços artesianos instalados no município. Já existe um estudo para coleta de água do Rio Lajeado Grande. “A Sanepar estuda, junto com a equipe técnica, a questão de transportar a água, fazer uma estação e a ideia inicial é a questão do Rio Lajeado Grande”, adianta Ativo.

Saneamento

A coleta de esgoto é um desafio para os próximos anos. “Você crescer o índice de atendimento com rede coletora de esgoto é muito difícil, é oneroso, custoso, porque tem a questão de tratamento, redes de distribuição, condução, são investimentos difíceis, por isso, precisam ser pensados, planejados, pensando sempre em 20, 30 anos”, explicou. *Com informações da Assessoria.

Fonte: Assessoria/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias