A pandemia de coronavírus alterou, também, o formato de atendimento nas agências do INSS. Fechada desde o dia 21 de março em Dois Vizinhos, o espaço atendia, mensalmente, cerca de 500 pessoas e isso vai mudar quando acontecer a reabertura. É o que explicou o gerente Ricardo Bovo, em entrevista para a Rádio Educadora AM. “O ano de 2019 foi de muito trabalho pré-reforma da Previdência, porque isso mexeu na vida do cidadão e tivemos muita procura, principalmente, por aposentadoria. Paralelamente, o INSS trabalha, há alguns anos, com os atendimentos remotos: internet e aplicativo e, hoje em dia, quem procura o INSS precisa ter conhecimento básico nesses sistemas. Era para termos retornado no dia 14 de setembro e nós tivemos um problema na regional de Cascavel, que foi o término do contrato de vigilância e aí essa dificuldade de abrir. Também tivemos a decisão dos médicos, na sexta-feira. Os peritos médicos federais, que não concordaram com o tipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s) e os equipamentos de proteção ambiental instalados nas agências e resolveram não voltar ao atendimento”, explicou.

Dois Vizinhos, no entanto, não conta com médico perito. “Estamos há cinco anos sem perito e vemos o transtorno da população que precisa se deslocar para Beltrão ou Pato Branco. Isso causa transtornos, mas a presença do perito depende de concurso público e o último concurso de médico do INSS foi em 2008 e o último médico que saiu daqui saiu em 2014”, lamentou Bovo.

Restrições

O retorno deve acontecer em outubro, mas terá diversas restrições. “O principal serviço que vamos oferecer é o recolhimento de documentos, o que chamamos de cumprimento de exigência. O INSS partiu para os canais remotos e, quando se fala em pedir aposentadoria, pensão e salário maternidade não se usa mais ir até o INSS levar os papeis. Os pedidos são feitos pelo site: meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’ nos celulares. É necessário, no entanto, ter um pouco de habilidade, principalmente, para o primeiro acesso por questão de segurança. Dentro do aplicativo, você faz os pedidos.

Eventualmente, quando a pessoa faz o pedido e não apresenta os documentos de maneira on-line, vamos recepcionar o pessoal que vai apresentar os documentos e nós vamos digitalizar”, disse.

Depoimentos de testemunhas ainda vão ser tomados presencialmente. “Esse procedimento é feito para comprovação de atividade rural, de união estável entre o casal, de dependência econômica, procedimentos que a pessoa leva três testemunhas e fazemos a tomada de depoimentos. Somente esses dois serviços serão oferecidos enquanto permanecer o quadro de pandemia”, completa.

Outros trabalhos não serão realizados na agência. “Os serviços de extrato de pagamento, de empréstimo consignado o contribuinte pode obter pelo aplicativo ou pelo site. O nosso espaço vai ser bem restrito, a sala de espera terá só cinco lugares disponíveis, ante 28 cadeiras no pré-pandemia. Acabou aglomerações”, completa Bovo.

Ele indicou que todos os municípios da microrregião tem servidores que foram capacitados na Secretaria de Assistência Social para auxiliar os contribuintes a fazer seus pedidos via celular ou aplicativo, além de vários advogados que são conveniados ao INSS e podem auxiliar nos processos e pedidos.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

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