Na quinta-feira, 17, professoras da UTFPR, de Dois Vizinhos, participaram de treinamento com o representante da empresa fornecedora do robô Promega Maxwell, equipamento que foi umas das aquisições para o Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BioMol), que está sendo instalado na instituição de ensino. O espaço foi viabilizado através de uma parceria entre a instituição de ensino, poder público e Rotary Internacional numa ação de enfrentamento à Covid-19. O robô fará automatização da extração de material genético e permitirá processar até 150 amostras ao dia, aumentando exponencialmente a quantidade de exames que podem ser realizados.

No início de abril, quando a parceria começou a ser estabelecida, a direção da UTFPR nomeou uma comissão para o planejamento, implantação e gerenciamento de adequações. Desde então, o trabalho para a viabilização e concretização tem sido realizado em muitas frentes e, em aproximadamente 40 dias, iniciarão as análises. O investimento aproximado é de R$ 700 mil para a aquisição de equipamentos e insumos (kits e EPIs) e na reforma do Laboratório de Biologia Molecular para atender as exigências do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR) e Vigilância Sanitária.

Última geração

Além do robô Maxwell, foram adquiridos outros equipamentos fundamentais para o diagnóstico da Covid-19. Entre eles está o Termociclador para PCR, em tempo real; uma cabine de segurança biológica - equipamento de segurança para minimização de riscos durante o preparo das amostras potencialmente contaminadas; autoclave - utilizada para esterilização de todo o material plástico utilizado no processo de diagnóstico; cabine de PCR - equipamento para realização de ensaios em ambientes estéreis para não haver contaminação cruzada; Centrífuga refrigerada - fundamental para preparação das reações de RT-PCR; Ultrafreezer - equipamento que chega a -86°C para o armazenamento de amostras de material genético extraído; e muitos outros equipamentos, além de insumos, reagentes e Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) suficientes para, no mínimo, 900 testes iniciais.Todos os equipamentos já foram adquiridos em processos licitatórios e estão em fase de entrega.

O espaço físico está em reforma para atender as exigências de biossegurança nível 2 e isolamento necessários para o trabalho que será realizado. A equipe de trabalho no laboratório é composta por 20 pessoas, entre professores, técnicos e alunos de graduação e mestrado. Todos já passaram ou passarão por treinamento especial para a realização da análise molecular.

O diretor-geral do campus Dois Vizinhos, professor dr. Everton Lozano, destaca que “a implantação deste laboratório na UTFPR-DV resultará em um ganho imensurável para Dois Vizinhos e região, pois atenderá uma demanda atual iminente e estará preparado para outras demandas após a pandemia, uma vez que a infraestrutura instalada poderá ser aplicada em inúmeras outras análises e em importantes projetos de pesquisa”, afirma o diretor.

Dentre as análises que poderão ser realizadas no laboratório estão o diagnóstico molecular de outras doenças virais como dengue, meningites e ISTs ou doenças hereditárias, seja em humanos ou animais de interesse zootécnico. O laboratório poderá fazer a identificação de vírus, bactérias ou mesmo parasitas de interesse sanitário, ecológico e econômico, incluindo questões agrícolas, veterinárias e com potencial biotecnológico, além de estudos de variabilidade genética de populações naturais ameaçadas ou em extinção; estudos de expressão de genes de interesse comercial ou ambiental, seja de resposta a parâmetros de produtividade ou toxicidade, entre outros.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias