Jornal de Beltrão - Quem sai de Francisco Beltrão com destino a Cascavel, por exemplo, hoje não precisa desembolsar dinheiro com pedágio, já que quase todo o trajeto é de rodovias administradas pelo poder público – a PR-280, estadual, carecendo de investimentos em ampliação da capacidade e a BR-163, federal, sendo duplicada.

Mas até o ano que vem, o trecho pode ser concedido à iniciativa privada e receber praças de pedágio. Para fazer o mesmo caminho (Beltrão-Cascavel), os usuários pagariam R$ 20,08. Esse é o valor sugerido num estudo elaborado pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e aprovado pelo Ministério da Infraestrutura para as praças que seriam instaladas em Ampere (R$ 8,62), na região Sudoeste, e em Capitão Leônidas Marques (R$ 11,46), no Oeste. Na segunda, a tarifa seria maior devido à pista dupla da BR-163. O JdeB teve acesso à apresentação do estudo feita ao G7, ontem. 

 

140 km de rodovia pedagiada

A intenção do Governo Federal é privatizar somente a metade do Corredor Sudoeste, desde Marmelândia, em Realeza, até Pato Branco. Este trecho possui cerca de 140 km e passa ainda por Ampere, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença e Vitorino. Inicialmente, a expectativa era de que todo o corredor, que possui 280 km até Palmas, fosse concedido à iniciativa privada. 

O trecho de Palmas até o trevo do Horizonte, por exemplo, é um dos mais críticos, mas será revitalizado com a construção de pavimento em concreto. A parte de Palmas até Pato Branco continuaria, também, sendo administrada pelo Estado. 


Melhorias
Além de Ampere, Renascença também deverá ter uma praça de pedágio. A promessa é que em contrapartida os usuários trafeguem por uma rodovia mais segura: o trecho do Corredor Sudoeste fará parte do Lote 6 da concessão (que inclui também parte das BRs-277 e 163) e para estes trajetos estão previstos 461 km de duplicações, 111 km de marginais, 34 passarelas e 162 obras de arte e interseções.

 

Rodovia duplicada e um contorno em Marmeleiro

Assim como a proposta anterior de pedágio – que acabou não vingando – o estudo atual para concessão do Corredor Sudoeste prevê a construção de um contorno em Marmeleiro. A ideia é tirar o fluxo de veículos do Centro da cidade; este será o único contorno a ser construído no Lote 6.

O documento informa que a nova ligação terá 13,8 km de extensão e será executada a partir do quarto ano de concessão, com valor orçado em cerca de R$ 100 milhões. Pela projeção no mapa, o contorno sairia do trevo do Água Branca até próximo do Posto Toscan, na PR-280.

As duplicações também não são especificadas, mas a proposta prevê que todo o trecho do Sudoeste tenha pista dupla. Uma das informações que o documento traz é de que devem ser executados cerca de 60 a 70 km de novas pistas entre o terceiro e o nono ano do contrato. 

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