Integrantes do Núcleo Imobiliário (NIDV) da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) concluíram, na última semana, o levantamento referente aos valores dos metros quadrados nos loteamentos do município. A ação foi pensada para reduzir divergências de informações entre compradores e vendedores. “Preocupados com os negócios que acontecem e com a discrepância de preços do setor imobiliário dentro do quadro urbano, nos reunimos em duas etapas para definir esses preços. Foi um trabalho e não contratamos empresas para isso. Usamos apenas nossos conhecimentos como corretores e o método empírico para chegar no valor do metro quadrado de cada loteamento, Avenidas e Ruas do nosso município. Esses dados vão ajudar a fomentar o mercado já que o investidor ou quem nunca fez negócio no município ou até quem mora aqui mas não tem praxe de realizar os negócios imobiliários, terão mais segurança”, disse Alexandre Defáveri, coordenador do NIDV.

Ele falou sobre o que é levado em conta nas avaliações. “Localização é o principal fator, depois você analisa diversos fatores, como a disponibilidade de terrenos semelhantes, potencialização, se é só residencial ou pode ser comercial, o entorno, temos diversos fatores para definir o valor do metro quadrado. Claro que temos também o fator emotivo para quem vende e sempre buscamos contextualizar tudo isso e abordar esses assuntos da melhor forma possível. Agora, conseguimos equalizar, nortear já que muitos colegas que tem dificuldade de fazer análise comparativa de mercado.”, completou.

Ele exemplificou um caso. “Eu já cheguei a avaliar terrenos por R$ 3,5 mil o metro quadrado, mas também tenho imóveis a R$ 200 o metro quadrado. É uma análise bem complexa para chegar a essa avaliação. Em Dois Vizinhos, o centro é o mais caro justamente pela questão comercial/residencial. Nos bairros, é mais residencial e aí se observa a proximidade do centro, de escolas, supermercados, creches, hospitais, vai estar mais avaliado do que num bairro mais distante onde não se tenha todas essas possibilidades”. Preços em cidades vizinhas não influenciam nos valores dos imóveis em Dois Vizinhos. “Estivemos em Cascavel, recentemente, participando de uma Rodada de Negócios, e percebemos que lá o valor do imóvel é mais barato do que aqui. Por que aqui está nesse valor? Porque os duovizinhenses, as pessoas, moldam o valor econômico. Isso é cultural”, explicou.

Atualmente, o município conta com 163 loteamentos e todos fizeram parte do levantamento. Quem quiser saber mais sobre o estudo pode procurar as Imobiliárias Defáveri, Romani Imóveis, NorteSul, Kremer Corretora de Imóveis, Cabredo, Tombini, Casaril, Mocelin, Mauro Mugnol, Campos Imobiliária e Grando.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias