O advogado Willian Benini assumiu a presidência do Conselho Comunitário de Segurança de Dois Vizinhos (Conseg-DV) após a renúncia de Bruno Lima, que foi eleito para o comando do órgão em 2022. Nesta sexta-feira, 19, as forças de segurança participaram do Programa Sete e Meia na Rádio Educadora FM e destacaram algumas ações que estão sendo realizadas para melhorar o setor no município. “Em todo o Paraná, temos conselhos de segurança estruturados e quero convocar a sociedade para a sua responsabilidade. O Conseg é a sociedade organizada pautada para falar sobre a segurança. Ele e outros conselhos, como o da Criança e Adolescente, existem por orientação dos tribunais superiores, por isso, atuamos para fazer deliberações, organizar junto com vários membros, na coletividade, determinados assuntos e essas decisões fazem força para o poder legislativo, executivo e judiciário tomar as suas atitudes. Elas vinculam o poder executivo para determinadas ações”, destacou o presidente.

Ele destacou que as lutas do conselho, no momento, são a instalação de um pátio para receber veículos apreendidos no município e também câmeras de segurança. “O pátio hoje é uma necessidade porque quando os veículos são apreendidos aqui são alocados em Francisco Beltrão quando existe vaga. O executivo está, através de lei municipal, buscando ter esse espaço que vai facilitar a vida das forças de segurança. Acreditamos que tendo esse espaço, vai inibir algumas ações no trânsito de pessoas que estão agindo da forma errada. Já as câmeras de segurança são uma pauta já antiga do nosso conselho e do poder executivo municipal porque já existe o projeto, de 2020, sobre a necessidade desses equipamentos. Havia, inclusive, uma emenda de um deputado federal certa para a instalação de 30 câmeras, mas o projeto travou porque o deputado perdeu o mandato. Foram esgotadas as possibilidades na época e até foi enviado um ofício pelo poder executivo para Brasília (DF) pedindo a inclusão de Dois Vizinhos no programa nacional de segurança das fronteiras e divisas, que é o Vigia e, se formos inclusos, o município não vai precisar gastar do seu dinheiro para instalar essas câmeras. Aguardamos uma resposta do Governo Federal, caso contrário, vamos demandar esse projeto que já está programado pela atual gestão”, destacou Benini.

A diretoria do Conseg-DV está assim constituída:

Presidente: Willian Benini

1ª Secretária: Marcia Candida Rodrigues Balotin

1ª Tesoureiro: Gilson Luiz Klein

2ª Tesoureiro: Claudio Nuemberg

Membros Conselho Fiscal: Silvana Estela Radin, Ronaldo Cristiano Makximovitz, Paulo Roberto Stefani Violato, Cleber Antonio de Oliveira Rachacoski, Pedro de Jesus Colaço, Karina da Costa Filipiak, Alexandre Henrique Guzzo

Membros efetivos: Tenente Vinícios Scarsi, Delegado Dr. Rafael de Moraes e chefe do Depen Fernando Vitto

Foto: Assessoria

Últimas Notícias