A UTFPR Câmpus Dois Vizinhos, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Dois Vizinhos, promoveu nos dias 23 e 24 de junho, o curso de Tecnologia de Leites e Derivados. O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR, Ednilza Godoy Vieira, na Agroindústria do Câmpus.

O Curso faz parte do projeto aprovado no Edital Interno 01/2016, do Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada e de Transferência de Tecnologia - Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) UTFPR/Embrapa. O projeto intitula-se “Soro lácteo gerado por agroindústrias da região sudoeste do Paraná: Alternativas de aproveitamento”, e é coordenado pela professora Drª Andréia Anschau.

Participam do projeto laticínios da região Sudoeste do Paraná. O curso tem duração de dezesseis horas, nessa etapa participam colaboradores do Laticínio Mangoni, de São Jorge D’Oeste, Laticínio Alto Alegre, do Verê e Laticínio Cruzeiro de Cruzeiro do Iguaçu.

Dia 23, no período da manhã, foram abordados aspectos teóricos sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), pasteurização do leite e processamento de diversos produtos lácteos. No período da tarde iniciou-se o processamento de queijo tipo mussarela, queijo minas frescal, queijo colonial, iogurte natural e bebida láctea utilizando soro lácteo. Também foram processados doce de leite, utilizando soro lácteo e leite condensado. No dia 24, na sequência, foram produzidos manteiga, ricota utilizando soro, doce de corte utilizando soro, entre outros.

A partir de ações como a desse curso, espera-se promover uma relação entre indústria, produtor e a comunidade científica, transferindo e disseminando tecnologias sobre alternativas de aproveitamento do soro lácteo aos laticínios da região sudoeste do Paraná.

Fonte: Assessoria

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias