A nossa reportagem foi informada pela equipe da 2ª Companhia de Policia Militar de Dois Vizinhos que estão ocorrendo em nossa cidade diversas ocorrências de falso sequestro.

Somente na manhã desta terça-feira (27) mais de dez famílias acionaram a equipe alegando que haviam sequestrado seus familiares.

Os golpistas ligam para a vítima contando que um familiar dela foi sequestrado e que, se não for depositada imediatamente uma quantia em dinheiro, o suposto familiar será ferido ou morto.

Em alguns casos os criminosos solicitam que seja inserido recarga para celulares pré-pagos. Os números, na maioria das vezes, são de celulares utilizados dentro de presídios.

A performance teatral dos golpistas muitas vezes inclui gritos no fundo do telefonema e fornecimento de detalhes da pessoa supostamente sequestrada para assustar e convencer o interlocutor a depositar o valor exigido.

Nestes casos ganhe tempo, verifique através de outros números onde está a pessoa supostamente sequestrada, use qualquer recurso para conseguir falar com ela.

Se necessário desligue na cara dos golpistas logo no início da conversa (para deixar a linha disponível para você tentar contatar a pessoa), depois poderá sempre dizer que caiu a linha. Dessa forma, você descobrirá que a pessoa não foi sequestrada e que está muito bem.

Não se deixe amedrontar pelas ameaças e leve em conta que, quando os golpistas disserem que não pode desligar, é exatamente porque não querem que você tenha a chance de verificar o que eles afirmam pois, assim, descobriria que não houve sequestro algum.

De forma geral, durante a conversa, nunca forneça ou confirme qualquer dado seu ou de seus familiares, quais endereços, local de trabalho, entre outras informações. Se forem verdadeiros sequestradores já saberão tudo, se não forem é melhor não muni-los de informações sobre você e sua família. Na dúvida ligue 190!

Fonte: Portal Educadora

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias