blog-details
  • 18 Ago 2017

  • Imagem: Arquivo/Gazeta de Rosário – Reprodução/Cptec/Inpe - Reprodução/Tropical TidBits)

  • 151

Uma nova frente fria deve avançar para o Brasil entre sábado (19) e domingo (20) deixando o tempo instável de norte a sul do país.

Meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) descrevem a mudança de tempo nos próximos dias.

Simulações numéricas, dentre elas o modelo canadense Canadian Meteorological Centre (CMC), o norte-americano Global Forecast System (GFS) e o europeu European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), estão concordando com o mesmo prognóstico. Chuva forte e risco de ventania iniciando pelo Sul e possibilidade de frio, principalmente entre domingo e segunda-feira (21).

O CMC mostra que a instabilidade ficará mais organizada entre a Argentina, Paraguai, Uruguai e parte do Sul do Brasil, na noite de sábado, quando pancadas de chuva com trovões e rajadas de vento são previstas, principalmente entre oeste e sudoeste paranaense (regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco), oeste e sudeste gaúcho (regiões de Itaqui, Santa Rosa, São Borja e Uruguaiana), oeste catarinense (regiões de Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste) e extremo sul de Mato Grosso do Sul (regiões de Amambai e Sete Quedas).

Para a madrugada de segunda-feira, o mesmo modelo indica a possibilidade de precipitação de neve na serra catarinense e frio tomando conta do centro-sul do país, com valores abaixo de 10°C até o extremo sul de Mato Grosso. Os modelos GFS e ECMWF também concordam para com o escoamento do sistema frontal e da chuva, mas não projetam neve para a serra catarinense.

Fonte: De Olho No Tempo Meteorologia

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias