Independentemente da idade, todas as pessoas correm o risco de cair. Porém, para a pessoa idosa, uma queda pode representar um problema grave, levando inclusive a limitações funcionais que antes não existiam. Assim, um idoso que era ativo passa a depender de cuidados de outras pessoas.

Entre as consequências das quedas em idosos, a fratura de fêmur é uma das mais graves nas pessoas com 60 anos ou mais. Por ser o maior osso do corpo humano, esse rompimento pode causar perda da funcionalidade e aumento da mortalidade da população idosa.

São várias as causas relacionadas as quedas. Há fatores próprios da pessoa, como perda de massa muscular, e questões do ambiente, como uma calçada quebrada ou um tapete solto.

A enfermeira Francieli Tessaro, coordenadora da Atenção Primaria em Saúde de Dois Vizinhos, destacou que o tema foi um dos principais do Dia Mundial da Saúde, celebrado na quarta-feira, dia 07. “Com a pandemia de Covid, os idosos ficam muito tempo em seus domicílios e estão aumentando os casos de fratura de fêmur, as quedas, por causa dos tapetes que ficam em frente a pia, os calçados que muitas vezes são lisos. Então, as unidades de saúde foram orientadas, que neste dia mundial da saúde, os agentes comunitários priorizem este assunto e orientem a comunidade, os idosos ou os cuidadores que fiquem atentos quanto a prevenção de quedas. Primeira coisa é tirar os tapetes onde eles possam tropeçar, e ter um ambiente que seja seguro para eles por causa da mobilidade reduzida, que o banheiro seja adaptado para os idosos porque muitas quedas acontecem no banheiro. Em uma reunião na Amsop, foi comentado que aumentaram os casos de fratura de fêmur e os leitos já estão sobrecarregados em virtude da pandemia, por isso, estamos orientando para que os idosos se cuidem”, disse.

Para evitar quedas, a pessoa idosa deve adotar cuidados com a própria saúde, como praticar atividade física de fortalecimento, tanto muscular quanto de equilíbrio, e fazer um acompanhamento regular da saúde integral da pessoa idosa para identificar problemas relacionadas como diabetes, depressão, artrite ou reumatismo, todos fatores que facilitam também a parda de equilíbrio.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias