blog-details
  • 13 Abr 2021

  • Foto: DV Drones Produções/ Luiz Carlos Wessler

  • 504

Desde que foi anunciada, a PCH Bela Vista está chamando a atenção da região Sudoeste do Paraná, mas desde a semana passada a população acompanha com muita curiosidade o enchimento do reservatório e, com isso, uma reivindicação de muitos anos pode se tornar realidade, a ponte.

Entre as exigências para construir a Pequena Central Hidrelétrica estava a construção de uma ponte que liga Verê a São João, e após o início do enchimento do reservatório, ela foi liberada na quinta-feira (08) para trafego de pequenos veículos. A ponte, de cerca de 200 metros de extensão e 7 metros de largura, ainda não está finalizada, por isso, veículos pesados não podem passar pelo local. Já o trafego de veículos leves está liberado das 7h30 às 18h00, mesmo horário que funcionava a balsa que ficava ao lado de onde foi edificada a ponte.

No final de semana, o local se tornou um atrativo para diversos curiosos que foram ver as obras da PCH e da Ponte. Nas redes sociais, o fotografo Luiz Carlos Wessler, da DV Drones, tem compartilhado imagens de vários momentos das construções, desde o início das obras, o fechamento das comportas, o enchimento do reservatório e a ponte que chama a atenção pela robustez.

Na quarta-feira (07), foram iniciados os trabalhos para o enchimento do reservatório. Na quinta-feira (08), foram iniciadas as instalações das quatro comportas, a última foi fechada às 6h30 de sábado (10), quando iniciou a formação do lago. Nesta terça-feira (13), a previsão é que a formação do lago esteja concluída e a agua comece a passar pelos vertedouros da barragem.

No antigo leito do rio, a Copel vai aproveitar a vazão menor para construir uma CGH.

A PCH BELA VISTA

AEN - Com R$ 224 milhões em investimentos, a usina terá 29,8 MW de capacidade instalada, vai produzir eletricidade para atender cerca de 100 mil pessoas e entrará em operação antes do prazo previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O reservatório terá área de 266 hectares - sendo que, deste total, 177 hectares correspondem ao espaço já ocupado naturalmente pelo rio. Então, a previsão de alagamento é de 89 hectares. Ao redor de toda a represa, será mantida uma faixa de 100 metros de vegetação compondo a área de preservação permanente.

A energia a ser gerada na hidrelétrica será levada até a subestação existente em Dois Vizinhos através de uma linha de distribuição em alta tensão (138 mil volts) com 18 km que passa por Verê, São Jorge D’Oeste e Dois Vizinhos.

Fonte: Portal Educadora com Luiz Carlos Wessler

Últimas Notícias