O programa Sete e Meia de hoje contou com a participação da gestora municipal de saúde, Claudete Meurer, e da chefe da Vigilancia Epidemiológica, Grasieli Pedrussi. Que falaram sobre as campanhas de vacinação contra o Coronavírus e contra o Influenza. O programa na íntegra, com todos os detalhes das campanhas de imunização está disponível no Spotify (no final da matéria).

Mas outro assunto importante apresentado durante a entrevista, foram os quatro leitos de UTIs que estão em processo de liberação pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). “A gente está a poucos passos de abrir os quatro leitos de UTI no município. Nesta terça-feira (13), ficou programado da 8ª Regional de Saúde vir fazer a vistoria destes leitos e também do Hospital Pró-Vida, que também precisa estar dentro das normas”, explicou.

O município recebeu quatro monitores e quatro respiradores, num investimento de R$301 mil, liberados pelo Governo do Estado, por intermédio do deputado estadual Paulo Litro. Claudete explicou que, diante da situação de emergência imposta pela pandemia e a falta de leitos de UTI na região, o município acaba intubando pacientes até encontrar leitos de UTI disponíveis na região. “Já temos pacientes intubados. Nós tivemos 15 leitos de enfermaria no Hospital Pró-Vida credenciado junto a SESA, mas as vezes o paciente se agrava e acaba indo para o tubo e nós ficamos cuidando até conseguir um leito de UTI fora, então os equipamentos já estão montados, já estão sendo usados, mas ainda não estão regularizados junto a SESA”, destacou Claudete.

Para a implantação da UTI, o município precisou comprar uma máquina de hemodiálise que está vindo do Japão, chega ao Brasil ainda nesta semana e será entregue ao Hospital Pró-Vida entre os dias 15 e 20 de abril. Também foi adquirida uma usina de oxigênio, que deve ser instalada entre os dias 25 e 30 de abril. “O paciente intubado tem uma demanda grande de oxigênio e só com os torpedos (cilindros), que nós temos atualmente, acaba indo muito e nós precisamos trocar frequentemente, então gera um serviço e, às vezes, a cada troca pode dar algum problema. Mas assim que a usina de oxigênio estiver instalada e a SESA der a liberação nós já iniciamos o atendimento. Vários municípios adquiriram esta usina para dar suporte aos pacientes”, finalizou.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias