A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos informa que estará aplicando as segundas doses do imunizador para a covid-19 nesta quarta-feira (14) das 16 às 19h na Unidade Central de Saúde. A imunização será para os trabalhadores de saúde e idosos que tomaram a primeira dose da vacina nos dias 19 e 20 de março.

Os demais idosos devem seguir o dia do aprazamento de seu comprovante vacinal e retornar para aplicação da segunda dose na mesma unidade de saúde a qual tomou a primeira.

IDOSOS ESTÃO PERDENDO PRAZO DA SEGUNDA DOSE

No programa Sete e Meia da Rádio Educadora de terça-feira (13), a gestora municipal de saúde, Claudete Meurer, destacou que há muitos munícipes esquecendo de voltar para a segunda dose da vacina de Covid-19. Ela explica que desta forma não há como garantir que a população atinja a proteção contra o vírus. “É muito importante a segunda dose. Só vamos adquirir imunidade a partir do vigésimo dia de aplicação da segunda dose. Muitos tomam a primeira e porque doeu ou acham que já estão imunes, não retornam. Se não tomar a segunda dose não tem nada de eficácia”, alertou.

A enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Dois Vizinhos, Grasieli Pedrussi, explicou que a segunda dose é aplicada onde a pessoa recebeu a primeira. “A pessoa deve procurar a unidade de saúde que recebeu a primeira dose para tomar a segunda. Quem tomou na unidade central, procure a unidade central. Quem tomou no Santa Luzia, na Colina, no Sul, as doses vão estar disponíveis na unidade que a pessoa recebeu a primeira, no dia aprazado no cartão vacinal”, disse.

A coordenadora Grasieli explicou que o movimento está mais calmo e que há a possibilidade dos idosos usarem o espaçamento de horário para não acumularem suas chegadas ao inicio do horário comercial. “Estamos vendo que os idosos estão apressados porque todo mundo quer a vacina, mas a gente pede para não virem todos no mesmo horário. Tem o dia todo para vir, das 8h as 11h30 e das 13h as 15h00. Se após este horário tiver sobrando dose em algum frasco (as doses vencem cerca de 8 horas após o frasco aberto), nós vamos à casa das pessoas acamadas para não perdermos nenhuma dose” explicou.

A gestora de saúde, Claudete Meurer, contou que a secretaria chegou ao ponto de procurar idosos de datas de segunda dose, somente para evitar o desperdício. “O frasco após aberto tem prazo de validade e se a gente abre e vem apenas alguns idosos receber a segunda dose, o restante a gente tem que correr atrás para poder vacinar”, enfatizou.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias