A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados são inúmeros, podendo ressaltar, por exemplo, a diminuição da poluição, do calor e dos ruídos, além do embelezamento e maior permeabilidade do solo. Diante desse cenário, os serviços da poda acontecem para evitar quedas e problemas com fiação elétrica, entrada de veículos, circulação de pedestres, oferecendo uma melhor acessibilidade.

Em alguns casos, no entanto, se torna necessário a retira total da árvore para que ela não cause danos ao sistema hidráulico, prejudique as calçadas, como é o caso da espécie Fícus Benjamina, que possui um sistema radicular agressivo e provoca diversos problemas nos mais variados tipos de pavimentos. Nesse cenário, seguindo recomendação do Ministério Público, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (CMDRMA), o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) e demais entidades, criaram o Plano Municipal de Arborização (PMARB) que traz um diagnóstico da arborização da cidade, caracterização urbanística, paisagística, social e econômica do município, além de direcionar o plantio de mudas, poda e corte de árvores.

Várias ações já estão sendo realizadas, sempre pensando nos munícipes que fazem uso das calçadas para se locomover, em especial as crianças, idosos e cadeirantes. Mudanças significativas foram observadas, por exemplo, em frente a 2ª Companhia da Polícia Militar, Detran, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal, onde estavam plantados exemplares da espécie Ficus que apresentavam danos a calçada limitando a passagem das pessoas. A substituição está sendo feita de forma lenta, para que não aconteça um grande impacto ambiental e, entre as espécies que serão plantadas, está o Ipê, árvore nativa da região. Uma cidade mais bonita, revitalizada, arborizada com plantas nativas que não apresentem impacto negativo ao solo e as vias, e adaptada a todas as pessoas sem exceção, é o objetivo de todos os envolvidos neste plano.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias