Cursos no Hacka Truck Maker Space seguem até o dia 25.
Foto: Alexandre Baggio/ JdeB
295
Desde o dia 7 de janeiro, a população visualiza uma bela carreta personalizada estacionada em frente ao anfiteatro da Unisep de Dois Vizinhos.Essa estrutura é o Hacka Truck Maker Space — onde o veículo se transforma numa sala de aula com 70 metros quadrados, cujas laterais se abrem para dar espaço a cadeiras, mesas, TVs, computadores, tablets, impressoras 3D, lousa superinteligente, projetores a laser, com janelas que mudam de cor e se transformam em telas (internas e externas).
O Hacka Truck Maker Space é idealizado pela IBM Brasil, Flex e Apple e executado pelo Instituto Eldorado. A estrutura veio à Dois Vizinhos por meio da parceria acadêmica entre o curso de Sistemas de Informação e a IBM. “No Paraná, a Unisep de Dois Vizinhos é a segunda instituição a receber o projeto itinerante, que, desde o início, já percorreu mais de 50 mil quilômetros e passou por mais de 30 universidades”, informa o coordenador do curso de Sistemas, da Unisep DV, Rodrigo Siega.
Metodologia de ensino é única
Segundo o diretor de parcerias educacionais da IBM, Luiz Flavio Silva, “o projeto Hacka Truck Maker Space é baseado no manifesto maker, que pretende levar às pessoas um espaço de prototipação onde possam criar soluções baseadas na internet das coisas, inteligência artificial e cloud”.
Através das parcerias com grandes empresas como Epson, Sethi 3D, Bosch, Dremel, Norion e Rexroth, os estudantes selecionados para o treinamento presencial apropriam-se de conhecimentos relacionados à áreas tecnológicas que estão em evidência, como metodologias avançadas de desenvolvimento, IBM Cloud, Watson (Computação Cognitiva), IoT (Internet of Things) e Swift (linguagem para plataforma IOS).
O instrutor Luiz Fabiano Rocha ressalta que a forma de capacitação utilizada nas atividades da carreta da IBM foge do tradicional. “A metodologia que nós usamos no Hacka Truck é única e original, pelo simples fato de trazermos problemas do mundo real para dentro da sala de aula”, explica.
Seleção de alunos começou em outubro
Desde outubro, os alunos interessados em participar do projeto realizaram um treinamento online e fizeram algumas avaliações. Os aprovados receberam a oportunidade de fazer a capacitação presencial na carreta.
Os cursos vão até o dia 25 de janeiro nos períodos da tarde e noite. Ao final, serão apresentados os projetos desenvolvidos nesse período tendo a chance de virarem produtos tecnológicos, que poderão estar à disposição da sociedade.
Agende sua visita ao caminhão
Quem tiver interesse em conhecer a carreta e o projeto poderá enviar mensagem para o e-mail sistemas@unisep.edu.br ou pelo fone (46)98810-8777. “Podemos agendar visitas individuais ou em grupos”, finaliza o coordenador Rodrigo Siega.
Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão