• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA 107

com

JOÃO PAULO DOS SANTOS

O Lions Clube de Dois Vizinhos concluiu o seu Projeto de Visão junto a Casa da Paz

Todos passaram por exames e testes de visão

Image
  • 31 de Janeiro de 2019
  • Foto: Assessoria

  • 472


O Lions Clube de Dois Vizinhos concluiu o seu Projeto de Visão que foi realizado em parceria com a Casa da Paz. Foram diversas ações durante o ano. “No começo dessa gestão 2018/19, pedimos à direção da Casa da Paz para executar o projeto com eles. Começamos a triagem que atendeu todas as praticamente 100 crianças que fazem parte da instituição”, explica Fernanda Provin, esposa do presidente Amauri Provin, que foi uma das coordenadoras do projeto.


Através de uma parceria com a Secretaria de Saúde, foram feitas consultas com o oftalmologista para as 13 crianças que demonstraram problemas mais sérios. “Foram detectados cinco com problemas mais sérios e quatro precisaram de óculos, com lentes de meio até cinco graus. Tinha criança com extrema dificuldade de visão e não sabia. Pegamos as quatro receitas, fizemos os quatro óculos com as crianças escolhendo a armação do gosto delas, com lentes boas e certificado de garantia. A quinta criança teve um problema maior detectado: a monovisão. Isso significa que ele é praticamente cego de um olho, com apenas cinco anos. Conseguimos encaminhar para exames mais específicos para ver se tem reversão ou não. Vamos seguir acompanhando todo esse processo. Só lembrando que o clube arcou com todos os custos”, destaca.


Antes da entrega, também foi falado para as famílias das crianças sobre os cuidados necessários e a manutenção dos óculos. “O Lions utilizou o trabalho de cada um para gerar um benefício às nossas crianças. A gente acompanhou do começo ao fim esse trabalho, que foi bem sério e vamos seguir acompanhando elas no decorrer do tempo. Foi muito gratificante, são crianças com necessidade que não tinham como comprar esse óculos. Essa é a importância da parceria com o Jornal de Beltrão, nos Destaques do Ano, já que parte do dinheiro que usamos para esse trabalho veio do evento.”

Avaliação
Agora, o projeto passa por uma avaliação entre os membros do clube para decidir pela manutenção ou não na próxima gestão. “Nos outros anos, o Lions fazia a triagem, detectava os problemas e mandava as receitas para os pais, que faziam ou não os óculos. Neste ano, resolvemos fazer o trabalho completo para ver o resultado final. A gente imaginava que, muitas vezes, os pais não iam conseguir fazer o acompanhamento em virtude do custo. Agora faremos a avaliação dentro do clube e vamos ver de que forma esse projeto será executado na próxima gestão”, disse.


Para complementar o projeto, na última reunião do ano, foi feita uma arrecadação entre os leões para entregar também cestas de Natal para as crianças. “É tão gratificante ver essas crianças que não tem condições, receber esse óculos. Sensibilizou a todos. É bonito ver a felicidade, o suspiro das crianças quando voltam a enxergar com toda a capacidade. Foi um projeto muito bonito”, conclui Fernanda.