As equipes estão atuando nos Rios Paraná e Iguaçu
Foto: CB-SQ Paiva
189
Da assessoria – Desde o último dia 21 de dezembro de 2018, está acontecendo a Operação Verão 2018/19. Neste período, a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP,) abordou 2.679 embarcações, sendo que 246 foram notificadas e 48 apreendidas. As equipes estão atuando nos Rios Paraná, Iguaçu e alagados, Piquiri e afluentes, além do Lago de Itaipu. Entre os principais motivos de recolhimento, está a exposição de passageiros e tripulantes ao risco de acidentes, crianças sem colete salva-vidas, falta de coletes para todos os passageiros, documento vencido, condutor não habilitado e barcos sem registro.
A Operação Verão 2018/19 da Marinha do Brasil é voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo, as de esporte, recreação e de turismo por ocasião de férias e feriados prolongados.
Além da documentação, os bombeiros fiscalizam extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, são utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. Os marinheiros também trabalham com palestras que tem o objetivo de levar informação e conscientização para condutores e passageiros.
População pode ajudar
A CFRP incentiva que as pessoas apoiem a fiscalização como um ato de cidadania, a fim de contribuir, em caráter permanente, para a segurança da navegação. A conscientização é tão importante quanto a fiscalização. Neste sentido, qualquer situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana nos rios e lagos e para a prevenção da poluição hídrica deve ser comunicada à Capitania Fluvial do Rio Paraná pelo telefone (45) 3523-2332 ou pelo e-mail cfrp.secom@marinha.mil.br.
Confira as 15 recomendações para a Segurança da navegação
1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!
2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.
3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.
4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.
5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!
6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.
7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.
8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.
9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.
10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.
11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.
12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.
13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!
14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.
15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo!