• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Inaugurada Escola João Paulo II em Dois Vizinhos

Na manhã de ontem, 11, solenidade marcou o início das aulas pela primeira vez na nova estrutura.

Image
  • 12 de Fevereiro de 2019
  • Foto: Alexandre Baggio/ JdeB

  • 338

O ano letivo começou para cerca de 4,5 mil alunos da rede municipal de Dois Vizinhos na segunda-feira, 11. O início de ano foi especial, no entanto, para as crianças da Escola Municipal João Paulo II que ganhou nova estrutura no Bairro São Francisco Xavier. A solenidade de inauguração foi prestigiada pelo prefeito Raul Isotton (MDB), pela secretária de Educação Luciana Perondi, além dos vereadores João Paulo (PR), João Marcos Martins Moreira (PT), Sérgio Marchese (MDB) e Ezequias Hein (MDB) e do presidente do Sindicato dos Professores, professor Antônio Castanha.

Itamar Claudino, representante da comunidade, lembrou a história e as dificuldades até a inauguração da escola. “Temos que agradecer o empenho do Poder Público e até pedir desculpas pela insistência que tivemos durante esse tempo. Cobrávamos muito a conclusão da escola, às vezes, até de forma incisiva. Valeu a pena, chegou a hora e agora temos uma escola bonita. Queremos desejar as boas-vindas a toda a equipe, que está chegando no bairro agora e dizer que a gente sabe cobrar, mas também, quando precisar, estaremos juntos”, disse.

O vereador João Paulo (PR), representou o presidente da Câmara, Douglas Colaço (Pros) e exaltou a importância de se inaugurar escolas. “Fiquei feliz ao ver que a comunidade está cobrando o Poder Público. Queria dizer que o Legislativo tem compromisso com a Educação, sempre vamos aprovar projetos para que as coisas aconteçam nos bairros”, destacou.

Nilson Silvestro, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos, também participou da solenidade e enfatizou a parceria entre Estado e município para melhorar cada vez mais a qualidade do enisno. “Enquanto inauguramos escolas, sabemos que teremos um futuro mais promissor. Esse momento é importante para a comunidade, que se sente valorizada e estabelece raízes tendo estruturas escolares perto. Uma determinação do Governo do Estado é unir, ainda mais, as redes estadual e municipal e vamos trabalhar para isso. Gosto de destacar que estudos comprovam que quando avançamos um ponto no Ideb, isso gera cinco pontos percentuais a mais no PIB dos municípios”, acrescentou.

A diretora da escola, Claudete Piva Cardoso, falou sobre a motivação de começar o ano numa casa nova. “Estamos animados em começar o ano em ambiente próprio e adequado. Agora nosso desafio é deixar a escola ainda melhor. Professores e colaboradores trabalharam muito para deixar esse espaço com cara de escola e atender melhor nossos alunos”, completou. A secretária de Educação, Luciana Perondi, também destacou o trabalho em equipe. “Todas as secretarias do governo se envolveram nessa obra, com muito empenho. Temos que lembrar a professora Tânia Nicaretta, que era a secretária de Educação e começou com esse sonho. Atuar em equipe fez a diferença, porque quem viu antes do trabalho dos professores e quem viu agora percebe que é outra escola. Muitas vezes, a dualidade não é fácil, mas conseguimos essa mudança a muitas mãos”, celebrou.

O prefeito, Raul Isotton, demonstrava a alegria pela inauguração. “Se voltarmos no tempo, quando foi a última inauguração de escola em Dois Vizinhos? Eu acho que faz uns 15 anos. Por isso o momento é histórico que deve ser comemorado”. Ele ressaltou que, nos últimos anos, todas as escolas receberam melhorias na infraestrutura. “Algumas ganharam mais salas, trocamos o padrão de luz em todas as salas, além de atualizar os projetos de prevenção a incêndio, entre outras melhorias que custaram cerca de R$ 2 milhões, além de todos nossos professores receberem o piso nacional da Educação”, disse.

O prefeito Raul Isotton elogiou a participação da comunidade. “A comunidade cobrou, mas muitas vezes esbarramos na burocracia e por isso tivemos essa demora. Estamos felizes porque estamos cumprindo compromissos que firmamos com o bairro e, por isso, estou orgulhoso e feliz. Muita coisa boa ainda vai acontecer em Dois Vizinhos”, conclui. Depois dos pronunciamentos, um pastor e um padre fizeram as bênçãos das instalações antes do descerramento da placa inaugural.

Estrutura 
A escola conta com seis salas de aula, secretaria, refeitório, banheiros e quadra coberta. A expectativa do Poder Público é entregar, ainda neste ano, outra escola semelhante no Bem Morar, além do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) no Nossa Senhora de Lourdes para 240 crianças. Outra escola vai começar a ser construída entre o Margarida Galvan e o Jardim da Colina.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão