Em Dois Vizinhos o índice de infestação está em 7,7%.
Foto: divulgação.
219
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na terça-feira (12) um novo boletim da dengue com os dados de todos os municípios do Paraná.
Em Dois Vizinhos o índice de infestação está em 7,7%, o preconizado pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1.
Um segundo município do Paraná entrou em situação de epidemia de dengue. Trata-se de Ludionópolis, localizado na região metropolitana de Londrina, que registrou na última semana, 13 novos casos autóctones da doença (ou seja, a infecção ocorreu no próprio município). Uraí, também no norte do Paraná e que já estava em situação de epidemia, apresenta oito novos casos.
Ainda segundo a Sesa, além dos dois municípios que já estão em situação de epidemia, outras 52 cidades estão classificadas em situação de risco de epidemia, e desses, nove municípios apresentam alto risco, sendo necessária a adoção de medidas de controle, como é o caso de Francisco Beltrão.
Na última semana (entre os dias 05 e 12 de fevereiro), inclusive, o número de casos de dengue confirmados no Paraná cresceu 46,88%, saltando de 224 para 329.
Até aqui, 268 municípios do Paraná (67,2% do total) já notificaram possíveis casos de dengue, enquanto 72 municípios (18%) já confirmaram episódios da doença.
O verão, com temperaturas mais altas e o clima chuvoso, propicia o acúmulo de água e o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. Quem viaja deve redobrar os cuidados para evitar o avanço da doença, tanto no seu imóvel, que ficará desabitado, como na casa eventualmente alugada para a temporada.
Fonte: AEN/ Portal Educadora