Os dois municípios têm profissionais inscritos, mas ainda não se apresentaram.
Foto: Jornal de Beltrão
250
Duas vagas do Programa Mais Médicos na microrregião de Francisco Beltrão ainda não foram repostas por profissionais inscritos no programa. Os municípios de Boa Esperança do Iguaçu e Cruzeiro do Iguaçu são os únicos que perderam médicos cubanos em novembro de 2018 e não tiveram novos profissionais atuando na saúde básica.
Três chamamentos já foram realizados pelo Ministério da Saúde e ambos os municípios possuem profissionais inscritos. Em Boa Esperança, a situação é mais confortável, já que o médico pretende se apresentar e há outros profissionais contratados atuando na rede. “Nos dois primeiros editais não tivemos a vaga preenchida, mas agora já conversamos com o profissional interessado e ele sinalizou que virá, respeitando o cronograma do governo federal”, afirma a diretora de Saúde, Vaneide Fávero. O médico inscrito é de Planalto e pretende residir em Boa Esperança.
Já em Cruzeiro, a preocupação é grande porque o município está tendo que desembolsar mais recursos para cobrir o déficit no atendimento e não há previsão de que um novo profissional do Mais Médicos atue na rede de saúde. “Já fizemos uma licitação para contratar consultas e agora vamos licitar um novo concurso contemplando vaga de médico, já que chamamos todos os aprovados no último processo seletivo e não houve interesse em assumir a função”, diz o prefeito, Dilmar Turmina.
Em Cruzeiro, não há uma posição sobre o interesse do profissional do Mais Médicos inscrito em assumir a vaga. Segundo a Regional de Saúde, os inscritos devem se apresentar no mês de março; esta fase do programa federal é destinada a médicos brasileiros formados no exterior.
Fonte: Jornal de Beltrão