Menores de 18 anos não poderão entrar no Parque de Exposições durante carnaval

Mesmo acompanhados de responsáveis, menores não poderão entrar; fiscalização será intensa.

Image
  • 28 de Fevereiro de 2019
  • Foto: Alexandre Baggio/ JdeB

  • 451

Na noite de quarta-feira, 27, no auditório da Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, uma reunião motivada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Conselho Tutelar, reuniu representantes do Poder Público, forças de segurança, da liga dos blocos e do Chaplin Centro de Eventos, responsáveis pelo Carnaval, para discutir algumas ações referentes a festa, que começa amanhã, à noite, em Dois Vizinhos.


O grande debate se deu acerca da proibição da entrada de menores na festa. “No ano passado, tivemos essa proibição e foi bem positiva. Houve um empenho de proibir os menores e conseguimos restringir essa presença. Lembramos que, mesmo acompanhado dos pais, os menores não podem entrar, com exceção do domingo, 3, que acontece o matinê. No local, vamos ter uma ampla barreira pelos responsáveis da festa para que os menores não entrem no parque. Os seguranças vão fazer ronda e se flagrados, os pais serão chamados, com possibilidade de responder. A proibição acontece porque lá estará sendo oferecido bebida alcoólica, no modelo open bar onde fica muito facilitado o acesso”, diz Adilson Rosa, presidente do Conselho Tutelar. 
Ele lembra que a proibição de venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas para menores acontece durante todo o ano. “Isso vale para a sociedade em geral, não se pode fornecer, mesmo que gratuitamente, bebida alcoólica ou qualquer outra substância para crianças e adolescentes, podendo a pessoa que fornece ser presa em flagrante ou responder a crime sob pena de multa, então é importante que os pais e a sociedade se mobilizem para termos essa evolução”, completa.

Polícia terá todo efetivo nas ruas
O Tenente Wilder, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Dois Vizinhos, participou da conversa e falou sobre como será o trabalho durante o período do carnaval. “Queria destacar alguns pontos, relativo a proteção integral da criança e do adolescente que hoje foi substanciada por esse hall de pessoas ligadas à rede de proteção. Temos que imbuir toda a sociedade no dever de cuidado de crianças e adolescentes. Em relação ao carnaval, vamos ter todo o efetivo na rua, também atuando na operação verão nos lagos e nos trabalhos de rotina. A festa acontecendo só no parque facilitou a segurança, pois temos um controle maior”, explicou.


Sobre os adolescentes, ele elogiou a postura da organização. “Nossos adolescentes, que são meio emotivos, querem participar da festa. Temos que ter cuidados com o uso de bebidas alcoólicas e não só a questão das drogas lícitas, mas das ilícitas e pedimos o apoio dos pais e familiares, unidade fundamental da sociedade, para que orientem seus filhos de modo bem enfático para que eles entendam que nesse período de formação biológica do corpo é importante que haja afastamento total das drogas lícitas e ilícitas”, completa.

Câmeras e controle de identidade
A organização terá mais de 30 pessoas trabalhando com a segurança dentro do Parque de Exposições. O foco, será o controle da entrada dos menores. “Existe uma determinação e não vai ser permitido o acesso de menores, então, vai um alerta para os pais: segurem seus filhos, controlem seus filhos, é uma festa popular, é para se divertirem, mas é apenas para maiores. As crianças e adolescentes, está determinado, que teremos um carnaval para elas no domingo à tarde, também com brinquedos infláveis, música e diversão. Esse vai ser o horário para as crianças irem ao parque se divertirem no pavilhão de baile, sem acesso a bebidas alcoólicas. Nos outros dias, as pessoas vão precisar apresentar documento com foto para ter acesso ao parque e a polícia também vai acompanhar a falsificação de documentos, que é um ato infracional e se algum adolescente fizer isso vai ter que responder. 


Queremos fazer um grande carnaval, mas seguindo todas as determinações da lei”, explicou Nilton de Almeida, o Tega, representante do Chaplin Centro de Eventos, parceiro da liga dos blocos na organização do evento.

Um dos principais do Estado
Tega ressaltou o crescimento do carnaval de Dois Vizinhos. “É um dos principais do interior do Paraná. A gente tem acompanhado vários carnavais pelo Estado e Dois Vizinhos se destaca. A procura é muito grande, teremos a visita das pessoas de outros municípios, os blocos que vem de fora e a nossa liga é muito organizada, com cinco blocos bem estruturados que vão fazer uma grande festa”, conclui.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão