Além disso, novas aves também foram incorporadas ao espaço.
Foto: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão
494
A última semana foi bastante movimentada no zoológico da Unisep, em Dois Vizinhos, que recebeu diversos novos animais. Os destaques são as duas onças pintadas, que vieram de Goiás: um filhote, de três meses e uma fêmea de dois anos. “Foi uma semana intensa, fomos para Foz do Iguaçu buscamos as harpias, em seguida viajamos até Goiás, onde entregamos as harpias e buscamos as onças. Ainda nesta segunda-feira fomos ao Parque das Aves buscar outras espécies de tucanos, papagaios e outras aves”, diz Felippe Azzolini, responsável pelo zoológico da Unisep. Ele falou sobre o processo de adaptação dos animais. “A onça adulta já será mostrada ao público, está comendo bem, se adaptou ao recinto. O filhote está no internamento, precisa de um cuidado maior, mas em duas semanas já deve descer para a visitação. Eles foram criados em cativeiro, a fêmea foi criada na mão, resgatada na natureza, a mãe dela foi abatida e ela e a irmã foram criadas na mão. Esse filhote é nascido em cativeiro, mas vivia com a mãe, então ele é mais arisco, a adaptação é um pouco mais complicada”, explica Felippe. A viagem, de Goiás para Dois Vizinhos, durou exatamente 24 horas. “Foi uma viagem bem planejada, tivemos todo o cuidado para eles não escaparem durante o transporte, programamos diversas paradas também. Eles vem em um veículo climatizado e levamos equipamentos para intervir em diversas situações, num cuidado especial”, completa.
Sempre com novidades
Felippe destacou que o zoológico sempre busca ter animais diferentes para o público. “No início do mês, fomos buscar espécies novas de primatas em Curitiba e agora, no mês que vem, devemos ir para Minas Gerais. De Foz do Iguaçu trouxemos uma espécie nova de tucano bem bonita, interessante, que acredito que somente nós e o Parque das Aves tenhamos. Temos siriema, outras espécies de papagaio ameaçadas e isso mostra que nosso trabalho está sendo bem feito e reconhecido. Temos bons resultados na reprodução de animais e conseguimos ter visibilidade maior, fixando parcerias grandes e recebendo animais”, acrescenta.
Pesquisas
Na quarta-feira, 27, novamente grupos de mestrandos da Universidade Estadual de Maringá, campus de Umuarama, do Centro Universitário Assis Gurgacz, de Cascavel e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estiveram no zoológico onde estão realizando pesquisas com felídios, com coleta de sêmen dos animais nativos. Os trabalhos com os animais servirão de base para duas teses de mestrado. Todo o procedimento foi acompanhado por acadêmicos de Medicina Veterinária da instituição duovizinhense. O zoológico é aberto para visita de sexta a domingo, das 9 às 17h. De terça a quinta, as visitas são restritas a grupos. “Estamos tendo uma média, uma rotina considerável, em torno de 200, 250 pessoas por final de semana”, conclui.
Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão