12ª Conferencia Municipal de Saúde teve o tema “Democracia e saúde”.
Foto: Assessoria
189
Com expressiva participação de usuários, servidores da saúde e representantes de entidades, foi realizada ontem no Centro Cultural Arte e Vida a 12ª Conferencia Municipal de Saúde de Dois Vizinhos com o tema “Democracia e saúde”.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde Edson Spiassi, mais de 120 propostas foram deliberadas, sendo a maioria de interesse do município, algumas para serem discutidas na conferência estadual e junho e quem sabe, defendidas também, na Conferencia Nacional em Agosto.
No tocante as discussões locais, a maioria defendeu a rapidez no atendimento, diminuição das filas e melhorias nas especialidades.
Também foi defendido e aprovado, que as pessoas que fazem os exames e deixam de busca-los para mostrar ao médico, tenham o bloqueio dos pedidos, porque 25% de todos os exames pagos com recursos do município acabam sendo desperdiçados, quando poderiam atender quem realmente precisa.
Outra proposição aprovada diz respeito à distribuição de medicamentos. Que os pacientes do SUS recebam os medicamentos gratuitos e que os buscarem tratamento particular que paguem pelos medicamentos na rede privada.
Todas as propostas aprovadas na Conferência terão validade para os próximos quatro anos.
O Secretário Edson Spiassi agradeceu a participação e colaboração de todos e nesta sexta-feira já esteve em Francisco Beltrão participando de reunião com a direção do Hospital São Francisco, participou da assembleia do CRE – Centro Regional de Especialidades e tratou de assuntos sobre centro microrregional que será instalado em Dois Vizinhos.
Fonte: Assessoria