Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes foi a primeira a receber o encontro.
Foto: Assessoria
215
A Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes foi a primeira a receber o encontro de pais de alunos promovido pela Secretaria de Assistência Social através dos equipamentos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Rede de Proteção de Referência de Assistência Social.
A reunião que aconteceu no mês de abril, faz parte de uma ação de caráter não continuado e que englobará todas as escolas municipais de Dois Vizinhos. Conforme a psicóloga Karina Seraglio, o objetivo do encontro é promover um espaço de discussão com os pais, buscando orientar as famílias sobre práticas protetivas e sobre negligências, visando o estímulo ao fortalecimento dos vínculos familiares.
Ainda, nesse encontro foi discorrido sobre a influência das mídias sociais no comportamento de crianças e adolescente, bem como os riscos e o adoecimento que pode ser gerado por estes meios quando não há uma boa relação familiar e o uso saudável de televisão e internet.
“É importante salientar que criança e adolescente são prioridades absolutas nas políticas públicas justamente pelo seus estágio de desenvolvimento, pois é nessa fase que o caráter e a personalidade começam a ser direcionados e formados. Garantir um desenvolvimento saudável das crianças previne diversas situações que possam surgir na infância, adolescência e na vida adulta”. Comentou Marta Carboni Assistente Social
Sendo assim, por considerar que a família deve ofertar e garantir o desenvolvimento saudável e que a escola deva contribui com a educação formal é que foi pensada esta conversa nas escolas, tendo em vista o que preconiza o ECA, em seu art. 4.º, ao estabelecer que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e adolescente, Considerou Karina.
Fonte: Assessoria