Ciruspar quer ampliar bases do Samu 192 no Sudoeste

Consórcio quer ampliar as bases de apoio para os municípios de Planalto e Itapejara do Oeste.

Image
  • 27 de Maio de 2019
  • Foto: Assessoria

  • 192

Aconteceu na sexta-feira (24) uma importante reunião no Gabinete da Prefeitura de Dois Vizinhos, entre o presidente do Ciruspar - Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná, Prefeito Raul Camilo Isotton, prefeito de Sulina Paulo Horn, Prefeito de Itapejara do Oeste – Agilberto Perin, Prefeito de Santa Isabel do Oeste – Moacir Fiamoncini, coordenadora do Samu, médicos e assessores jurídico e financeiro.

No encontro foi avaliada a possibilidade de ampliar as bases de apoio para os municípios de Planalto e Itapejara do Oeste. Também foi feita a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2019 e definida a pauta da Assembleia Geral do Ciruspar, marcada para o dia 07 de junho na Amsop em Francisco Beltrão.

Segundo o Prefeito Raul Camilo Isotton, quando assumiu a presidência do consórcio, as contas estavam no vermelho e muitos municípios estavam inadimplentes com os repasses de recursos. Hoje segundo ele, o Consórcio está com superávit, o que possibilita a ampliação das bases, de dez para doze.

Apenas três municípios de um total de 42, efetuam os pagamentos com um mês de atraso, o que representa menos de 5% do total da arrecadação mensal.

Segundo o presidente do Ciruspar, a União deveria repassar 50% das despesas, o Estado 25% e os municípios 25%, mas atualmente a União repassa 31%, o Estado 22% e os municípios arcam com 47% das despesas para a manutenção dos servidos de urgência e emergência na região Sudoeste do Paraná.

Segundo o prefeito Raul Isotton na assembleia será apresentado um novo modelo de arrecadação e a instalação de duas novas bases.

Fonte: Assessoria Prefeitura Dois Vizinhos