DV: 347 eleitores que não justificaram ausência tiveram títulos cancelados

Cancelamento ocorreu após a ausência não justificada dos eleitores nas últimas três eleições.

Image
  • 29 de Maio de 2019
  • Foto: Assessoria

  • 305

RBJ - A Justiça Eleitoral cancelou mais de 3,6 mil títulos de eleitores na região Sudoeste do Paraná. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (24). O cancelamento ocorreu após a ausência não justificada dos eleitores nas últimas três eleições.

Em Dois Vizinhos, 347 eleitores tiveram o cancelamento do documento. Nos demais municípios de abrangência do Fórum Eleitoral de Dois Vizinhos, em Boa Esperança 18 títulos foram cancelados, em Cruzeiro do Iguaçu 34 e em Verê 30, totalizando 429 eleitores pendentes com a justiça eleitoral.

Francisco Beltrão foi o município com maior número de cancelamentos (902), seguido por Pato Branco (900). Dos 42 municípios da região, 26 registraram cancelamentos de títulos.

Quem teve o título cancelado deverá pagar uma multa e, em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no seu cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.

O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outras.

BIOMETRIA

PORTAL EDUCADORA - O Fórum Eleitoral de Dois Vizinhos segue com o trabalho de recadastramento biométrico dos eleitores. O agendamento pode ser realizado pelo site www.tre-pr.jus.br. uem for sem agendamento também será atendimento, mas deverá aguardar na fila de espera. A Secretaria de Assistência Social está auxiliando no agendamento para aqueles que não tem acesso a internet. O prazo para se recadastrar biometricamente encerra em setembro e quem não o fizer terá o título cancelado.

Quem fez o título eleitoral recentemente não precisa repetir o processo.

Na última eleição, a justiça eleitoral importou dados de outros órgãos para que alguns eleitores que tinham suas digitais cadastradas (através da Identidade ou Carteira de Habilitação, por exemplo) pudessem votar utilizando a biometria. Essas pessoas também precisam procurar o Fórum Eleitoral para fazer o recadastramento.

Segundo dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 30.231 eleitores duovizinhenses, 24.030 já fizeram a biometria, o que representa 79,49%.