Problemas são registrados nas comunidades de Alto Empossado, Barra do Lajeado e Linha Conrado.
Foto: Assessoria
366
O Prefeito Raul Camilo Isotton informou na manhã desta sexta-feira, que a Administração Municipal está em alerta quanto aos possíveis alagamentos que podem ocorrer em alguns pontos da cidade em decorrência do excesso de chuva registrado nos últimos dias.
Em anos anteriores, os moradores ribeirinhos aos córregos que cortam a cidade viviam momentos de tensão, porque as chuvas com menor volume do registrado agora, invadiam as casas e terrenos, provocando inúmeros transtornos e prejuízos.
Para acabar com o sofrimento desses moradores, inúmeras ações foram realizadas pela Administração, como o desassoreamento do Rio Jirau Alto, na região do Bairro Sagrada Família, do Córrego Pinzon e em outros pontos considerados críticos.
E as obras neste sentido prosseguem, como por exemplo, na Rua Castro Alves onde está sendo implantada uma nova rede de escoamento das águas pluviais. Neste local, estão sendo instaladas manilhas de 1 metro de diâmetro para dar vasão as águas que descem desde a Rua Antônio Paulo Godoy, no Bairro da Luz até a Rua Dom Pedro.
A Rua Guilherme Guzzo também receberá uma nova galeria de distribuição de água, evitando desta forma o alagamento das casas e terrenos existentes as margens do Fundo de Vale, que ao longo dos anos trouxe inúmeros prejuízos.
Segundo o Prefeito, neste momento os Rios Jirau e Dois Vizinhos e os Córregos que cortam a cidade estão no limite de vasão, e se continuar chovendo com a mesma intensidade, a probabilidade é que tenhamos alagamentos. As margens do Rio Jirau foram registrados depósitos de lixo clandestino o que acaba agravando ainda mais o problema, haja visto que isso vai parar dentro da caixa do Rio.
Segundo o Secretário Geral de Governo, Itamar Boaretto, pela manhã, equipes de serviço e engenheiros da Prefeitura se deslocaram até um terreno baldio na Rua Mário de Barros, próximo ao cruzamento com a Avenida Rio Grande do Sul, onde houve desmoronamento de terra e um poste de energia inclinou ameaçando cair. Equipes da Copel foram imediatamente mobilizadas para atender a ocorrência.
Já o Secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos, Nídio Tonial, informou que está sendo feito um levantamento completo sobre os danos provocados no interior do município. A princípio as localidades dos pontos mais baixos do município, já estão enfrentando problemas – Alto Empossado, Barra do Lajeado e Linha Conrado.
Em várias localidades as águas passaram por cima de pontes e bueiros e danificaram as estradas, cujos pontos mais críticos receberão reparos emergenciais assim que o tempo permitir a realização dos serviços.
Desde segunda-feira, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura, foram registrados 130,2mm de chuva na sede do município de Dois Vizinhos. Os dados são o acumulado de garoas e chuvas mais intensas.
Fonte: Assessoria