• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Núcleo Maria da Penha da Unioeste agora atende em Dois Vizinhos

Os atendimentos jurídicos e psicológicos serão quinzenais.

Image
  • 19 de Julho de 2019
  • 309

Em parceria com o Conselho da Comunidade de Dois Vizinhos e com o juízo da Comarca, o Núcleo Maria da Penha (Numape), da Unioeste, de Francisco Beltrão, passou a fazer atendimentos para as mulheres vítimas de violência doméstica no município. Os atendimentos serão quinzenais e feitos pela advogada Jéssica Brunn Barancelli e pela psicóloga Camila Cristina Senger.

As ações, em Francisco Beltrão, já vem dando bons resultados. Num primeiro momento, as profissionais estão atendendo as mulheres vítimas de violência. No futuro, também serão atendidos os agressores. “A ideia de descentralizar esse trabalho foi pensada por várias pessoas. O conselho da comunidade solicitou nossa primeira fala em dezembro do ano passado e começamos o trabalho para tentar trazer um pouco de atenção para essas mulheres em situação de violência doméstica. A gente sabe que é um tema extremamente recorrente em todos os municípios em que nós trabalhamos até agora, em todas as comarcas, onde é o crime com maior índice de registro. Nosso trabalho é uma forma de tentar dar uma atenção especial para essas mulheres. Sabemos que elas são atendidas pelo Ministério Público (MP), mas também sabemos que não é uma questão estritamente criminal, existe uma questão social, de conhecimento, de partilha de bens, crianças envolvidas e nosso objetivo é tentar retirar as mulheres dessa situação de violência”, disse a advogada Jéssica Barancelli em entrevista para a Rádio Educadora.

A psicóloga Camila Senger falou sobre como funcionam os atendimentos. “Fazemos a orientação para as mulheres em situação de violência. A maioria delas nos procura quando acontece a violência física, mas a gente busca explicar que são cinco tipos de violência e que esses cinco podem ser denunciados na delegacia”, relata. As mulheres são atendidas de forma individualizada e em grupo. “Começamos os atendimentos de acolhimento e orientação e é o que vai acontecer até o final do ano. Nessa primeira ação, atendemos as mulheres que já registraram um Boletim de Ocorrência, então, elas serão encaminhadas após a confecção do boletim. Atendemos mulheres que sustentam a casa, trabalham e cuidam dos filhos e percebemos que, muitas vezes, a mulher acaba se mantendo em situação de violência pelo psicológico, são anos recebendo violência e temos que fazer um trabalho de desconstrução para que ela consiga sair desse cenário”, completa. Os atendimento serão quinzenais, nas terças e nas quartas-feiras. A próxima visita acontece nos dias 30 e 31 de julho. Qualquer informação pode ser obtida no Conselho da Comunidade, no Fórum de Dois Vizinhos. As profissionais atendem entre 9h e 18h.

Fonte: Alenxadre Baggio/ Jornal de Beltrão