Projeto de revitalização de calçadas chega aos proprietários de imóveis

Na primeira etapa, foram construídas 776 rampas de acessibilidade.

Image
  • 08 de Agosto de 2019
  • Foto: Assessoria

  • 241

O Projeto de Revitalização de Calçadas da Secretaria Municipal de Planejamento juntamente com o Departamento de Gestão Urbana e apoio das Secretarias da Agricultura e Ação Social, chega agora aos proprietários de imóveis.
A primeira etapa do projeto atendeu a um TAC – termo de ajuste de conduta, firmado entre o Ministério Público e Administração Municipal, através do qual foram construídas 776 rampas de acessibilidade em todos os espaços públicos.
Junto com a Secretaria de Agricultura foram revitalizadas as calçadas dos seguintes espaços: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Centro Cultural, Cmutran, Cartório Eleitoral, Biblioteca, Justiça do Trabalho, Secretarias da Educação e da Saúde, Escolas, CMEIs e praças. 
Agora chegou a vez dos proprietários dos imóveis revitalizarem suas calçadas.
A primeira etapa prevê a revitalização das calçadas da Avenida Salgado Filho, entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Paraná.
A segunda etapa vai impactar os proprietários de imóveis da Avenida México, entre a Rua José do Patrocínio e a Rua Santos Dumont.
A terceira etapa prevê a revitalização das calçadas da Rua Princesa Isabel, entre a Rua Santa Catarina e a Avenida Salgado Filho.
Para a execução dos serviços a prefeitura notificou os proprietários dos imóveis para que providenciassem a revitalização. Para evitar que cada proprietário fizesse a calçada de acordo com o seu gosto, o Departamento de Gestão Urbana, analisou cada caso, e desenvolveu um projeto padrão.
Nestes endereços as antigas lajotas serão substituídas por paver. Segundo a arquiteta Ângela Latreille, as novas calçadas terão rampas de acessibilidade, nova arborização e faixas.
Aqueles proprietários que queiram revitalizar as calçadas em frente aos seus imóveis, mesmo que o projeto não tenha contemplado a sua rua, podem procurar o Departamento de Gestão Urbana e solicitar um projeto, para construir dentro do padrão, evitando desperdícios.
O Secretário de Planejamento Rogério Nunes, disse que “o Plano de Mobilidade Urbana envolve muita gente, mas que o objetivo é dar condições à toda população, de acesso a um lugar ou conjunto de lugares, permitindo, principalmente, que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem e/ou sejam incluídas em atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, garantindo adaptação e locomoção”.
Todas essas melhorias vão auxiliar para que Dois Vizinhos receba o título de “CIDADE AMIGA DO IDOSO”, cujo selo é dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) após todas estas etapas serem cumpridas.
O Projeto para a inclusão do município de Dois Vizinhos no programa da OMS foi elaborado pelo Secretário de Ação Social, Claudiovani Correa.
“A certificação internacional indica um avanço nas políticas públicas da pessoa idosa. Será uma grande conquista ao município, pois representa o respeito ao nosso próprio futuro. Sermos escolhidos para esse acompanhamento por meio dos ministérios significa que estamos no caminho certo e as boas práticas, agilizam a liberação de recursos junto ao Governo Federal”, destacou Claudiovani.

Fonte: Assessoria