Começa nesta quarta (21) a temporada de teatro em Dois Vizinhos

Grupo Municipal de Teatro estreia Causos da Nona e encerra temporada do Teixeirinha.

Image
  • 20 de Agosto de 2019
  • Foto – Causos da Nona – Parte do elenco da peça Causas da Nona, que estreia na próxima semana.

  • 459

Da assessoria – Na próxima quarta-feira, 21 de agosto, começa a temporada de teatro que o Grupo Municipal de Teatro (GMT) realiza em Dois Vizinhos anualmente. A edição 2019 traz a produção inédita da peça ‘Causos da Nona’, que é sequência do ‘Causos do Nono’, que o grupo apresentou em 2018.

A peça é repleta de histórias. O Nono e a Nona já estão velhos, mas mesmo assim ainda trabalham na horta, discutem bastante e comem polenta todo dia. Até que chega de visita o Nene (neto mais novo) que já tá um galalau e chega de São Paulo, onde foi morar. Mas agora ele não vem sozinho, traz a Nena, uma caipirinha metida a besta com quem acabara de se casar sem contar pros velhos. Pense na confusão! Pra completar, o nono tá atacado das hemorroidas, a Nona reclama o tempo todo e a Nena, esposa do neto, quer ouvir um causo atrás do outro.

Entre as histórias que são contadas pela Nona está a guerra dos caciques, que remete à fundação do Sudoeste. Ela lembra que nos Campos Gerais de Palmas, três tribos indígenas da Família dos Caigangue, dominavam a região: Os Viri, Os Condé e os Vailton. Mas a chegada dos Bandeirantes (Colonizadores Paulistas) traria a extinção dos índios, a destruição das florestas, a miscigenação e o progresso da região.

A Nona também lembra da ‘Noiva do Salto’, um das histórias de assombração mais conhecida do Sudoeste, fala sobre o Irmão Cirilo, o Santo do Sudoeste e da Olívia Loca que vivia pelas ruas da Cidade Sul de Dois Vizinhos.

O que você precisa saber antes de ir

Causos da Nona terá seis sessões para escolas de Dois Vizinhos e região, além de duas sessões abertas ao público – nos dias 22 e 27 de agosto, às 20h, no Centro Cultural Arte e Vida.  No dia 28 de agosto, também às 20 horas, no Arte e Vida, acontece o encerramento da peça Teixeirinha, o Rei do Sul.

Uma das novidades é que a partir deste ano o grupo está liberando a pipoca durante os espetáculos. Segundo o autor e diretor geral do GMT, Ivan Lovison, a intenção é tornar o ambiente do teatro mais participativo e descontraído, como no cinema. “Passamos anos e anos educando nosso público para respeitar os artistas em cena. E por isso, tivemos que coibir o consumo durante as peças. Mas agora sentimos que o público já nos dá a resposta esperada e acho que podemos tornar a experiência do teatro mais divertida. Claro que não é qualquer espetáculo que pode fazer essa liberação, mas as peças do GMT são e querem ser cada vez mais populares. Queremos um teatro menos formal, mais envolvente, mais interativo”, disse.

A Temporada de Teatro Dois Vizinhos 2019 é uma realização do Grupo Municipal de Teatro, com apoio e parceria da Administração Municipal, prefeito Raul Isotton (MDB), através da Secretaria de Educação, secretária Luciana Perondi e do Departamento de Cultura, Diretor Drayton Diefenbach. A entrada, em todas as sessões, como sempre, é gratuita para todos os públicos.

Grande sucesso, ‘Teixeirinha, O Rei do Sul’ se despede

Da assessoria - A temporada 2019 também trará a última e definitiva apresentação da peça ‘Teixeirinha, o rei do Sul’. O espetáculo foi um verdadeiro fenômeno de público e crítica, chegando a 31 apresentações, com mais de 20 mil espectadores, muitos prêmios em festivais de teatro, repercussão, matérias de páginas inteiras em jornais e revistas por onde passou e apresentações memoráveis em Toledo, Guarapuava, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Xanxerê, Pato Branco, Curitiba e muitas outras.

No dia 1º de setembro o grupo ainda faz a 31ª apresentação da peça em Salto Veloso (SC), mas a partir daí, os esforços do elenco principal se concentrarão na próxima peça do grupo que será chamada de ‘Vida de Caminhoneiro’ que estreia em abril de 2019 e na qual o grupo já trabalha desde 2018.