Prefeitos se unem para reativar aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu

Intenção é reativar aeroporto para empresários que possuem aeronave e depois buscar uma linha comercial.

Image
  • 28 de Agosto de 2019
  • Foto: Assessoria

  • 450

Em reunião realizada na última sexta-feira (25), no Gabinete do Prefeito Raul Isotton (MDB), em Dois Vizinhos, entre os prefeitos da microrregião, foi discutida a possibilidade da reabertura do aeroporto na comunidade de Foz do Chopim, em Cruzeiro do Iguaçu.

Em maio deste ano, o deputado Wilmar Reichembach (PSC) enviou ao secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, um ofício solicitando a viabilização da concessão em comodato do Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu ao município.

Em junho, uma reunião foi realizada no hotel da Foz do Chopim Energética, com a presença do presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl, além do secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Turismo Márcio Nunes, prefeitos e empresários, onde também foi discutida a reativação do aeroporto, que ajudaria a fomentar o turismo.

O terreno possui 165mil m² e foi repassado da Copel para a Foz do Chopim Energética, em 2000. Já em 2002, o imóvel foi desapropriado e repassado à prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu. Em 2011, o município decidiu devolver a área ao Estado, pois não possuía condição de manter o aeroporto e realizar os investimentos necessários para voltar a operar.

Neste ano, no entanto, a discussão da reativação do aeroporto voltou à pauta depois do interesse de empresários da região, que desejam utilizar o local. Num primeiro momento, o aeroporto seria utilizado pelos empresários ou instituições que possuem aeronaves. Depois, as lideranças buscariam a viabilidade de uma linha aérea ligando a microrregião à outras regiões do estado, semelhante ao que foi implantado em Francisco Beltrão, através do programa Voe Paraná.

Nos últimos dias, circulou na imprensa uma notícia de que o aeroporto poderia ser leiloado pelo Governo do Estado em outubro, no entanto, a informação não foi confirmada por nenhuma liderança da microrregião ou do Governo estadual.

PREFEITOS UNIDOS

Segundo o prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Dilmar Turmina (PDT), ele e o prefeito Raul Isotton (MDB) de Dois Vizinhos vão buscar assinaturas no protocolo de intenções com prefeitos de 17 a 20 municípios da microrregião, além de empresários para tornar o aeroporto viável. “Depois do protocolo de intenções assinado, queremos uma audiência com o governador Ratinho Junior para entregarmos a ele. O Cechinel da Foz do Chopim Energética, da Copel, elaborou o protocolo de intenções e está nos ajudando. O aeroporto é importante para os empresários que já estão aqui ou para os que queiram investir na região. Temos uma pista fantástica de 1.500m de cumprimentos por 22m de largura. Na nossa microrregião, entre esses 17 a 20 município, temos 260 mil habitantes. Temos turismo também que é uma indústria que não polui, então precisamos aproveitar isso. O governador lançou recentemente, em Francisco Beltrão, o programa Voe Paraná que poderá atender também a nossa microrregião em nosso aeroporto”, disse.

Já o prefeito Raul Isotton (MDB) de Dois Vizinhos, destacou que vários empresários da microrregião têm aeronaves próprias ou compartilhadas, o que poderá tornar viável o aeroporto em Foz do Chopim. “Há alguns dias, tivemos uma reunião no hotel em Foz do Chopim onde vários empresários de Dois Vizinhos participaram, como da Ciss Software e Serviços, Pluma, BRF, Accord, Kucmaq, Mocelin, entre outros. Os empresários da Piracanjuba que será instalada em São Jorge D’Oeste também tem interesse. Em Sulina sabemos que tem empresários que utilizam a aviação. Temos que agradecer o emprenho de todos os empresários. Queremos também participar do programa Voe Paraná com aeronaves de pequeno porte atuando em nossa microrregião”, disse.

O prefeito de São Jorge D’Oeste, Gilmar Paixão, acredita que os municípios terão apoio do Governo do Estado. “Vamos dar as mãos para que possamos ir juntos ao Governo do Estado. Tenho certeza que o governador Ratinho Junior está aberto as novas ideias e novos investimentos”, finalizou.

Fonte: Portal Educadora