Entre as novidades está a prorrogação dos mandatos dos diretores.
Foto: Assessoria
205
Prorrogação do mandato dos diretores por mais um ano, internet de 20 Mega para todas as escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná e verba extra para os centros de educação comprarem livros de literatura e material esportivo. As medidas foram anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante o II Encontro de Diretores, nesta terça-feira (03), no Teatro Positivo, em Curitiba.
O governador reforçou que as ações são voltadas para melhorar o desempenho dos alunos. “Lançamos uma série de inovações que buscam ampliar a educação do nosso Estado”, destacou. “Este evento nos permite estar cada vez mais próximos dos diretores das escolas. São eles que dão o ritmo, seja naquilo que está sendo dado dentro da sala de aula ou mesmo na relação com os pais”, completou.
Ratinho Junior lembrou outras medidas já implantadas pelo Governo, como a Prova Paraná, aplicativos para acompanhar a frequência escolar e as notas dos estudantes, e o programa Escola Segura, que leva mais tranquilidade para alunos, professores da rede estadual e às famílias. “Tudo isso agrega, e muito, para que os alunos adquiram mais conhecimento e se tornem bons profissionais e bons cidadãos”, afirmou.
ELEIÇÃO
O Governo do Estado vai encaminhar para Assembleia Legislativa projeto de lei que prorroga o mandato de todos os diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino por mais um ano. Com a aprovação, as eleições que seriam em novembro e dezembro deste ano só vão acontecer no fim de 2020. A medida havia sido defendida na semana passada durante reunião em Foz do Iguaçu com 1,1 mil diretores e 20 núcleos de Regionais de Educação.
“Estamos pedindo esse tempo a mais para que a comunidade possa conhecer o forte trabalho pedagógico que está sendo implantado pelos nossos diretores”, explicou o secretário de Estado da Educação Renato Feder.
INTERNET
Por determinação do governador, a Secretaria da Educação formalizou parceria com a Copel Telecom que permite ampliar para 20 Mega a velocidade da internet de todas as escolas atendidas pela fibra óptica da companhia. “Isso era uma demanda antiga e muito grande. Algumas escolas funcionavam com internet de 4 Mega. Uma conquista muito grande dos estudantes do Paraná”, ressaltou o secretário.
LIVROS
Outra ação que deve impactar na educação do Estado é a destinação de uma cota extra do Fundo Rotativo a todas as escolas do Paraná, que já receberam, em média, R$ 2 mil adicionais para a compra de livros e materiais esportivos nos últimos dias. O valor total do investimento soma R$ 4 milhões. “Impacta o sistema pedagógico e dá fôlego financeiro para que as escolas possam investir em material didático”, reforçou o governador.
FUNDO ROTATIVO
O fundo é oriundo de programas descentralizados de recursos financeiros desenvolvidos pela Secretaria da Educação ao longo dos anos. Essa solução possibilitou aos gestores maior autonomia no gerenciamento dos recursos, passando a ser um instrumento ágil, viabilizando com maior rapidez o repasse de verbas aos estabelecimentos de ensino da Rede Estadual, para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional.
EVENTO
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o encontro busca promover o diálogo entre a pasta e os diretores da rede de ensino, apresentando um balanço das ações da secretaria desde o começo do ano, além da discussão de novas medidas. Aproximadamente 1,2 mil diretores participam do evento, que terá sequência nesta quarta-feira (04). “É uma conversa do que construímos até aqui e como vamos olhar até o fim do ano”, disse Feder.
Fonte: AEN