Está sendo removido todo o lodo, bem como o lixo descartado no Rio Jirau.
Foto: Assessoria
258
A Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Públicos, deu início nesta terça-feira (10/09) aos trabalhos de desassoreamento dos afluentes do Rio Jirau, no Centro Sul da Cidade.
Segundo o Secretário Nídio Tonial, os trabalhos iniciaram no Córrego da Rua Iguaçu e seguem até a o prolongamento da Avenida Dedi Barrichello Montagner, na região do Bairro Sagrada Família.
Está sendo removido todo o lodo que se acumulou nos últimos meses no leito dos afluentes e no próprio Rio Jirau, bem como o lixo descartado inadequadamente por moradores ribeirinhos e de outros pontos da cidade.
Esta é a terceira vez na administração Raul/Dib que o desassoreamento no Jirau e afluentes é realizado. Com isso, as enxurradas provocadas com excesso de chuva que invadia as casas dos ribeirinhos são evitadas, diminuindo os prejuízos.
Estão sendo usados cinco caminhões basculantes do município para transportar o lodo e o lixo e uma retroescavadeira hidráulica pertencente a Pedreira Zotti, vencedora da licitação.
No transporte o lodo acaba vazando da caixa dos caminhões e provoca sujeira nas ruas por onde passa, mas em alguns pontos o caminhão-pipa faz a limpeza para amenizar os transtornos.
Segundo Nídio Tonial, o lodo está sendo depositado no antigo lixão do município, com a devida autorização do IAP – Instituto Ambiental do Paraná.
A previsão é que os serviços sejam encerrados em dez a quinze dias, dependendo das condições climáticas. Com excesso de chuva não temo trabalhar no desassoreamento.
Segundo o secretário, a chuva está sendo esperada para a retomada dos serviços com o rolo compactador nas estradas recuperadas em vários pontos do município.
Fonte: Assessoria Prefeitura