Construção da CGH pode envolver até 150 pessoas e o investimento é de cerca de R$4 mi.
Foto: arquivo
751
O empresário Cleber Leites, diretor proprietário da Construnível, informou em entrevista a nossa reportagem que a partir de janeiro de 2020 devem iniciar as obras de construção da CGH (Central Geradora Hidroelétrica) de Dois Vizinhos.
Essa pequena usina será construída na queda de água do antigo moinho Pagnoncelli e tem pouco impacto ambiental, pois não precisa desviar o leito do rio para a construção.
Segundo informações, divulgadas ainda quando o termo de concessão de uso da área foi assinada, no ano de 2014, a empresa deve investir cerca de R$4 milhões para a geração de até 700 kw de energia.
No local, foram realizados estudos de topografia, análises ambientais, florestais, de engenharia e cálculos hidráulicos para saber da viabilidade da CGH e buscar a autorização do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
As águas do Rio Dois Vizinhos serão utilizadas pela usina, na área cedida pelo município, que fica nas proximidades do antigo Moinho Pagnoncelli, ao lado da foz do Rio Jirau, onde no início da história do município já houve uma pequena usina. O local também é proximo da estação de tratamento de esgoto.
A energia produzida por usinas deste porte é vendida ao sistema de distribuição, para posteriormente chegar ao consumidor final.
Cerca de 150 profissionais poderão estar envolvidos na construção da usina, direta ou indiretamente. Já na fase de operação, a usina deverá contar com um operador, além de utilizar esporadicamente os serviços de até oito profissionais para manutenção.
A Construnível Construtora tem sede em Xanxerê e foi fundada em 24 de janeiro de 2008, se especializando em vários empreendimentos, incluído os de pequenas usinas.
Central Geradora Hidrelétrica (CGH) é uma usina hidrelétrica de pequeno porte que gera até 1.000 KW de potência, sendo uma alternativa para geração de energia de baixo custo.
Fonte: PORTAL EDUCADORA