• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SHOW 107

com

CATIANE SOARES

Eluísio Marostega prega união da situação para as eleições municipais

Ex-secretário de Planejamento é filiado ao MDB, partido do prefeito Raul Isotton.

Image
  • 04 de Outubro de 2019
  • Foto: Alexandre Baggio/ JdeB

  • 261

O ex-secretário de Planejamento Eluísio Marostega (MDB) foi o entrevistado da semana no quadro Prefeituráveis, da Rádio Educadora AM. Na sua fala, ele destacou que o grupo da situação precisa de união para as eleições 2020. “O partido está fechado, unido com os demais e cada um terá um nome. A partir disso, vamos definir quem realmente apresenta condição de disputar a eleição e, se eleito, fazer um bom trabalho. Eu penso que essa pessoa tem necessidade de liderar, trazer as pessoas, até mesmo do lado contrário, para fazer força junto. Essa pessoa precisa ter entendimento dos números da Prefeitura, um prefeito precisa sonhar, mas com os pés no chão, além de ter uma equipe competente. Hoje, muita gente não entende, por exemplo, porque a folha de pagamento é tão alta, mas cada vez está ficando pior, porque precisamos de escolas, creches e isso gera contratações e aumenta a folha”, disse.

Eluísio destacou que é importante buscar empresas de fora para investir no município, mas também se deve incentivar o empreendedor local. “É uma necessidade criarmos novas empresas, mas essa dificuldade existe em todos os municípios. É necessário motivar. Hoje estamos num momento bom, com grande desenvolvimento e temos que saber aproveitar. Queremos empregos, mas é difícil trazer empresas grandes de fora, então, vamos incentivar empresas pequenas que, no somatório, vão ajudar bastante. Somos pujantes, fortes, Dois Vizinhos está se consolidando como um grande polo”, completa.

O ex-secretário acredita que o próximo prefeito terá tranquilidade para governar, principalmente, pelas contas estarem em dia. “Hoje temos capacidade de endividamento e isso representa muito. Você vislumbra um futuro melhor, tem como buscar valores para fazer investimentos importantes. Claro que precisamos buscar mais coisas dos governos Estadual e Federal, mas hoje a situação é tranquila financeiramente e gera boa expectativa para o futuro. Outra situação é que, quando vem um governador ou deputado e anuncia uma obra, no dia seguinte, todos começam a cobrar. Muitas vezes essa obra não foi nem empenhada. Isso precisa mudar. As obras precisam ser anunciadas quando o dinheiro tiver na conta. O processo é oneroso, demorado, tem a licitação”, avalia.

Quanto a briga entre dois grupos políticos (15x45), ele espera que o acirramento acabe logo depois da contagem dos votos. “Esse problema é sério e precisa ser sanado. Precisamos de uma grande liderança, com poder de persuasão para trazer as pessoas para o seu lado, envolver as pessoas nos projetos para que todos sintam que remam na mesma direção. Temos pessoas com condições, dentro do nosso grupo, e isso vai ser tratado nas próximas reuniões até chegarmos ao nome. Temos pessoas boas e competentes, já tivemos desequilíbrios, perdemos tempo, mas não podemos ter de novo, o município não pode parar, tem que saber para onde vai e ser bem conduzido. Eu vejo que o próximo prefeito terá que ter sabedoria, que é diferente de conhecimento, para extrair dos técnicos o melhor para Dois Vizinhos”.

Eluísio se distanciou do cargo de secretário de Planejamento em virtude de problemas de saúde e, na entrevista, disse que está bem. “Hoje eu me sinto bem, meu problema é de pressão alta, do coração, mas com o tratamento estou bem. Diminuí o stress, normalizou, estou bem, mas é lógico que tem que ter os cuidados”, conclui.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão