• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BAILÃO EDUCADORA

com

ANDRIANO ZENI
MARCY

Vacinação contra o sarampo terá o dia D neste sábado (19)

Em Dois Vizinhos, 74,4% das crianças de 06 meses até 5 anos foram vacinadas.

Image
  • 18 de Outubro de 2019
  • Foto: Assessoria

  • 216

Iniciada no dia 07 de outubro a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo segue até o dia 25 de outubro em todas as unidades de saúde. Nesta etapa o foco é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A Secretaria Municipal de Saúde está com a vacina disponibilizada em todas as unidades de saúde. O Dia “D” desta etapa da campanha de vacinação será o dia 19 de outubro (sábado).

De acordo com Grazieli Pedrussi, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e responsável pela imunização, desde o início da campanha em 07 de outubro, 144 crianças foram imunizadas no município. Desse total 95 crianças receberam a tríplice viral, 11 receberam a tetra-viral e 38 receberam a dose “D” que o Ministério da Saúde Instituiu, perfazendo um total 74,4%. Segundo Grazi, o mínimo de cobertura que o município precisa atingir anualmente é de 95%.

Neste sábado pelo menos 30 pessoas estarão trabalhando na campanha de vacinação das 08 à 17hs nos sete postos de saúde e na unidade central, em Dois Vizinhos.

A vacina é um direito da criança; é um ato de proteção e de amor à vida. Por isso, recomendados a todos os pais que chequem a careira de vacinação dos filhos. Se a carteirinha estiver incompleta ou se os pais tiverem alguma dúvida, levem até a unidade de saúde mais próxima para a imunização.

Crianças na faixa de 6 meses até menores de um ano recebem a chamada dose zero. A primeira dose da vacina, que vale para a carteira de nacional de imunização, deve ser recebida aos 12 meses (1 ano) e, a segunda dose, aos 15 meses. Esta é a recomendação para as crianças, que são o foco nesta fase da Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

SEGUNDA ETAPA

Uma segunda etapa da Campanha Nacional está marcada para o próximo mês, de 18 a 30 de novembro. Esta fase será direcionada para adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaléia, indisposição e diarréia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Fonte: Assessoria