Foram aplicadas 475 doses em 2019, totalizando cerca de 101% do público-alvo.
214
O balanço parcial do Dia D de vacinação contra o sarampo no Paraná registra 17 mil doses aplicadas no último sábado (19). A mobilização foi dirigida às crianças de seis meses até cinco anos, mas todos que compareceram aos postos puderam receber a vacina.
Segundo levantamento da Secretaria da Saúde do Paraná, cerca de 9.700 crianças foram imunizadas dentro da faixa etária priorizada para o Dia D. O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus da doença em todo o país.
Receberam a vacina 5.575 crianças menores de um ano e 4.124 crianças na faixa de um a quatro anos.
Na faixa acima de cinco anos até 29 anos, foram aplicadas 7.305 doses da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou no dia 7 de outubro. Na primeira fase, até o dia 25 deste mês, seguirá imunizando crianças de seis meses até cinco anos.
DOIS VIZINHOS
Em Dois Vizinhos, segundo a Secretaria de Saúde, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades do município. Neste sábado (20), 30 pessoas atenderam das 8h às 17h nos 7 postos e unidade central, mas poucas pessoas levaram seus filhos vacinarem no dia D, que aconteceu no sábado (20). Até o momento foram aplicadas 475 doses em 2019, totalizando cerca de 101% de cobertura. O resultado além dos 100% acontece porque o Ministério da Saúde trabalha com projeções populações do IBGE, isso quer dizer que Dois Vizinhos pode ter mais crianças do que o estimado.
SEGUNDA ETAPA
A segunda etapa da campanha será de 18 a 30 de novembro. Esta fase vai priorizar os adultos jovens, entre 20 a 29 anos, com Dia D no sábado, 30.
Fonte: Portal Educadora