Professores participaram de curso do programa Brigada Escolar.
Foto: Assessoria
228
Os professores da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira, (30) de um curso ministrado por membros do Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos.
O curso faz parte do programa estadual “BRIGADA ESCOLAR – DEFESA CIVIL NA ESCOLA”, uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Casa Militar da Governadoria – Divisão de Defesa Civil, que visa promover a conscientização e a capacitação da Comunidade Escolar do Estado do Paraná, para ações de enfrentamento de eventos danosos, naturais ou antropogênicos, bem como o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas.
Para que a rede municipal também fosse atendida pelo programa, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Dois Vizinhos, firmou uma parceria com a Guarnição do Corpo de Bombeiros local e estendeu as informações para diretores, professores, coordenadores da rede municipal de ensino.
Objetivos:
- construir uma cultura de prevenção a partir do ambiente escolar;
- proporcionar aos alunos condições mínimas para enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas;
- promover o levantamento das necessidades de adequação do ambiente escolar;
- articular os trabalhos entre os integrantes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (Patrulha Escolar Comunitária) e dos Núcleos de Educação;
- adequar as edificações escolares às normas mais recentes de prevenção contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.
O curso tem como principal objetivo formar profissionais da educação para compor as brigadas escolares nos estabelecimentos da rede municipal de ensino, e orientar sobre como agir em uma situação de emergência.
A Secretária Municipal de Educação, Luciana Adona Perondi, disse que o curso é muito importante para que os profissionais da educação saibam como agir em possíveis ocorrência de sinistros nas escolas, sem se deixarem dominar pelo pânico e ofereçam tranquilidade para os alunos.
Fonte: Assessoria