Parceria entre Poiesis e Caps oferece oficina de música para adolescentes

Poiesis e Casa da Cultura estão localizada na Rua Vereador Enedir Souza Lima, centro.

Image
  • 25 de Novembro de 2019
  • Foto: Assessoria

  • 315

Uma parceria entre a Associação Cultural e Educacional Poiesis e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), ofereceu, recentemente, uma oficina de música aos pacientes adolescentes. De acordo com a enfermeira responsável, Francieli Tessaro, com eventos e oficinas voltadas para as artes, o Caps busca resgatar sentimentos positivos, melhorar a autoestima, proporcionar relaxamento, tranquilidade, promovendo assim, bem-estar. “Na oficina buscamos utilizar a música como facilitadora no estímulo à memória, assim, além de despertar sentimentos e vivências, seu uso pode possibilitar a ressignificação de lembranças, estimular a criatividade, e a diversão”, disse.

Um dos pontos mais tratados em todas as atividades desenvolvidas nas terapias de saúde mental é a importância da ressocialização ou até mesmo a sociabilização dos pacientes. “Pela música, descobrimos habilidades nos pacientes que ficam muitas vezes obscurecidas pelo adoecimento. Essa descoberta faz com que o usuário se aproprie da própria vida e possa se autogerir. É uma forma de resgate”, reforçou Francieli.

O secretário de Saúde de Dois Vizinhos, Edson Spiassi, comenta que esse trabalho tem também um intuito preventivo, pois visa “esvaziar” e canalizar as energias de tensão e ansiedade, impedindo que estas se acumulem no indivíduo e tenham como consequência, o estresse e a depressão. “A música, por si só, é relaxante e gera um bom humor que traz vitalidade e bem estar”, acrecenta.

A Poiesis (Associação Cultural e Educacional de Dois Vizinhos) e Casa da Cultura foram inauguradas no último dia 20 de setembro e estão localizada na Rua Vereador Enedir Souza Lima, 95 – centro de Dois Vizinhos.

Fonte: Assessoria