Quarta-feira foi chuvosa em Dois Vizinhos, mas grande público prestigiou o início da feira.
Foto: Alexandre Baggio/ JdeB
493
A 12ª edição da Expovizinhos começou mostrando que, de fato, a feira está entre as maiores do agronegócio, indústria e comércio do Paraná. O evento é organizado numa parceria entre Prefeitura, Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) e Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI). A quarta-feira, 27, foi bastante chuvosa e, mesmo assim, milhares de pessoas acompanharam a solenidade de abertura, visitaram os pavilhões e acompanharam o show com o Trio Parada Dura. A feira começou prometendo grandes negócios, além de ter diversas ações de difusão de conhecimento e tecnologia, investimento, lazer e fortalecimento da economia de Dois Vizinhos.
Nos pronunciamentos, o prefeito Raul Isotton (MDB) falou sobre o trabalho e o otimismo gerado com a feira. “Foram muitos meses de planejamento e trabalho para chegar na abertura. Estamos felizes, temos uma Comissão Central Organizadora (CCO) muito unida e que conseguiu entregar uma feira que com certeza vai ser sucesso”, disse.
O presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) Edilberto Minski, destacou que a procura por ingressos já é maior do que a última feira, em 2015. “Os números são muito bons, acompanhamos tudo em tempo real e isso nos surpreendeu. Desde o começo do planejamento, tivemos recorde de expositores e agora de venda de ingressos, que já supera a última edição, sendo que lá foram quatro dias cobrados e agora são somente dois. Não queremos concorrer, mas é o nosso parâmetro de comparação. Vale lembrar que toda a gestão da feira é pública, nada é mascarado e isso também é bastante importante para que consigamos ter o sucesso desejado”, disse.
O presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), Alexandre Pagnoncelli, destacou que, para o setor, a feira já começou. “No sábado, 24, tivemos um leilão que bateu recorde, comercializando mais de 1,2 mil animais e R$ 2 milhões. Teremos outros três leilões e, com certeza, teremos recordes de comercializações para bater daqui para frente”, completou. O deputado Paulo Litro (PSDB) e o presidente da câmara Douglas Colaço (PROS) também se pronunciaram e destacaram a importância da feira.
Estrutura
Ao todo, nos pavilhões da indústria e comércio 122 empresas estarão expondo seus produtos, sendo o Pavilhão 2 voltado totalmente para Casa e Construção. Somam-se também 60 empresas da área externa, ligadas ao agronegócio e serviços. A praça de alimentação (junto ao bosque) conta com 50 empresas (restaurantes e lanchonetes com grande variedade de alimentos). Na entrada do parque, ainda tem um espaço especialmente preparado para servir café colonial e comercialização de produtos da agricultura familiar. “Nossa agricultura vai ser protagonista, por isso, pedimos aos visitantes, que visitem o espaço que fica logo a esquerda do portão de entrada (clube de idosos), com produtos da agricultura familiar, um café bem servido, gostoso, com participação das nossas agroindústrias.
Também teremos a parte dos pequenos animais que está muito bonito”, convidou Mauri Ferreira dos Santos, secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Na área externa, estarão os estandes móveis do Detran, ônibus do Sesi, Saúde com equipe e planos, Exército, Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. Outras atrações da feira são o Paintball, Drink nas estrelas e parque de diversões e o Robozão, que promete divertir quem visitar o estande da Sudotec. O visitante ainda vai poder visitar a feira de pequenos animais, exposição de pássaros, caprinos e ovinos, cães e gatos. Já nas baias, em exposição, estarão o gado leiteiro e de corte, bem como equinos.
A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos está disponibilizando quatro ambulâncias no parque de exposição, além de uma equipe médica e técnica atuando no ambulatório que foi montado na feira.
Fonte: Alenxadre Baggio/ Jornal de Beltrão