Quem adquirir o livro estará ajudando a Rede de Combate ao Câncer.
639
Um dos atrativos da Expovizinhos, no feriado de hoje em Dois Vizinhos (Dia do Município), é o lançamento do livro “A Ilha”, de Valdir Pagnoncelli. Será às 16h30, no Parque de Exposições, onde estiver a Carreta do Sesi.
A ilha se localiza na divisa de Verê com Itapejara D’Oeste.
Quem adquirir o livro estará ajudando a Rede de Combate ao Câncer.
Sobre o livro, confira alguns tópicos, segundo o autor Valdir Pagnoncelli, lembrando que a ilha é aquela na divisa de Verê e Itapejara D’Oeste, próximo à foz do Rio Santana com o Chopim.
De posseiro a proprietário
“O livro tem origem de longa data. Eu fui posseiro da Ilha e, depois de 42 anos de trabalho junto aos órgãos públicos, passei a ser proprietário e agora a ilha é da minha família. Ao longo desse tempo que fui posseiro e proprietário e, antes disso, a Ilha sempre foi coberta de muito misticismo, mistérios e folclore. Durante o tempo, fui ouvindo pessoas antigas e pude ver como era a vida do pioneiro, do caboclo, do desbravador, safrista e tentei retratar como éramos educados naquele tempo, com a luta, a caça e a pesca. Procurei mostrar, documentar isso e está lá a Ilha, bela e formosa, toda reflorestada”.
Mistérios que cercam a ilha
“Tem muito misticismo, porque uma vez era assim. A nossa vida era cheia de medos, sustos, fantasmas, visagens, pragas, por aí fora”.
Sobre editar um livro
“Primeiro, para editar um livro, é muito complicado. Aí a Editora Jornal de Beltrão e meu compadre Ivo Pegoraro me garantiram que ficaria pronto para a Expovizinhos e resolvemos ajudar a Associação de Mulheres de Dois Vizinhos – Rede de Combate ao Câncer (Amedv-RCC). Por que a Amedv? Nós estamos muito ligados a diversas entidades e sábado, 23, participei o novembro azul no Lago Dourado e eu estive lá e conversei com a dra. Cleonice Praconi Pinzon (presidente da Amedv) que me falou das dificuldades e do número de pessoas que precisam desse auxílio da Amedv-RCC. Eu sou um portador de câncer, em 2015 e 2018 eu tive a doença e a pessoa que vive a quimioterapia, além do apoio físico, alimentício, medicamental, precisa ter muitos apoios, como espiritual, psicológico e por aí afora. Eu vi o papel da Amedv-RCC para as nossas pessoas, me sensibilizei e não quero resultado nenhum com o livro. Tudo o que for comercializado será para a Amedv-RCC. Quem for à Expovizinhos vai poder comprar o livro na Carreta do Sesi, depois disso vamos colocar em livrarias e também na rede de combate ao câncer”.
Fonte: Ivo Pegoraro/ Jornal de Beltrão