Chuva causa estragos em pelo menos cinco cidades do Paraná

Em Paranaguá, Curitiba, Querência do Norte, Santa Izabel do Oeste e Santa Helena, o vento e a chuva danificaram casas

Image
  • 01 de Dezembro de 2011
  • 645

A chuva forte que atingiu algumas cidades do Paraná no final da tarde e início da noite de quarta-feira (30) provocou danos em pelo menos cinco municípios. Em Paranaguá, Curitiba, Querência do Norte, Santa Izabel do Oeste e Santa Helena, o vento e a chuva danificaram casas.

Santa Izabel do Oeste, no Sudoeste, foi o município mais atingido. De acordo com a Defesa Civil local, pelo menos 200 pessoas foram atingidas. Ao todo foram 50 as residências danificadas na tarde de quarta-feira por causa dos vendavais. As famílias, entretanto, não precisaram deixar as residências. A prefeitura do município atende à população mais necessitada com doação de telhas.

Em Querência do Norte, no Noroeste, 50 pessoas foram afetadas. Na cidade, 32 pessoas ficaram desabrigadas (removidas para abrigos comunitários) e outras sete desalojadas (em casa de amigos ou parentes).No Litoral, Paranaguá teve três casas danificadas por causa do vendaval. Apesar dos estragos, as famílias não precisaram sair de suas residências.Em Curitiba, a chuva e o vento forte também causaram transtornos. Uma casa no bairro Portão foi atingida por uma árvore, que caiu com a força do vento. Segundo a Defesa Civil da capital, os danos foram apenas materiais e a família não precisou sair de casa.Até o final da manhã de quinta-feira (1), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Santa Helena, no Oeste, ainda faziam o levantamento dos estragos causados pelo vendaval. Ainda não havia registros de desabrigados ou desalojados.

De acordo com o Simepar, o volume de chuvas na capital foi alto. O temporal em Curitiba durou cerca de uma hora, com precipitação de 17,8 mm. "O volume foi irregular em todo o estado. Não foram todas as regiões que registraram precipitação tão alta", comenta Vanessa Dávila, meteorologista do Simepar.