• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Duovizinhenses criam sistema para monitoramento de aviários

Empresa 4thinks é incubada na Sudotec.

Image
  • 14 de Fevereiro de 2020
  • Foto: Assessoria

  • 306

Uma das empresas instaladas na Incubadora Tecnológica da Sudotec (ITS), em Dois Vizinhos, é a 4thinks que criou, entre outras novidades, um sistema de monitoramento de aviários. São quatro os dados que o proprietário pode receber diretamente no celular: temperatura, umidade, fluxo de ar e amônia que são importantes para que se tenha melhores resultados na entrega dos lotes. “Visitamos vários espaços e instalamos pilotos e a ideia é que, como dentro do aviário o ambiente precisa ser totalmente controlado, começamos a observar que as pessoas inseridas nesse meio acabam se tornando dependentes, precisando estar constantemente próximas aos empreendimentos. Nós sabemos também que, muitas vezes, os empresários investem alto nesse setor mas não estão lá nos aviários diariamente, por isso, nosso projeto foi implantado e a pessoa consegue receber no celular, em tempo real, as informações do aviário. Também são emitidos avisos caso exista algum problema”, explica o professor Marcus Glauco, que é sócio da empresa, em entrevista à Rádio Educadora AM.

Para se ter o sistema, é necessário acesso à internet na propriedade rural. “Vemos que hoje o pessoal do interior tem internet, que se tornou uma coisa trivial, comum no nosso dia a dia, por isso, conseguimos disparar esses dados para onde eu quiser, inclusive, para as cooperativas que fazem parte do sistema de integração e conseguem monitorar os aviários em tempo real. Isso traz segurança, pois se pensarmos um lote de 60 mil aves, se ele tiver o fluxo de ar parado por 15 minutos já compromete a produção”, diz.

A empresa também tem soluções de segurança para outros espaços. “Pensamos nas câmaras frias, por exemplo, pois sabemos que é um ambiente crítico, tanto na questão de segurança do trabalho, como para tentar manter os alimentos que estão lá, mas para que eu chegue e implemente uma solução para esse espaço ou para monitoramento de gases em hospitais e residências eu preciso entender o sistema, não somente de tecnologia de informação. Na questão do gás, temos sensores que ficam no teto e emitem sinal sonoro, mas a realidade das famílias, atualmente, é de trabalhar o dia todo, então não adianta aquele aviso sonoro. Por isso, a nossa empresa oferece monitoramento de câmaras frias, prédios e casas quanto ao vazamento de gás. Caso exista uma concentração de gás já podemos emitir aviso para o Corpo de Bombeiros, agindo antes que o problema aconteça. Se pensarmos em valores, o custo é pequeno perto do bem estar que pode ser proporcionado”.

Outra solução proporcionada pela 4thinks é o controle de frotas para veículos pequenos. “Identificamos que algumas empresas tem a dificuldade de fazer a gestão, seja de combustível, quilometragem, a CNH dos condutores. Por isso, temos um sistema para que se consiga receber esses avisos todos pelo celular, então pensamos porque não unir tecnologia à necessidade”, acrescenta. Com carreira acadêmica, Marcus fala sobre as dificuldades de se tornar um empreendedor e colocar o conhecimento na prática. “É um desafio grande empreender. Quem vem do meio acadêmico, muitas vezes, não tem no cotidiano essa arte de empreender e graças ao apoio que tivemos na Sudotec e ao conhecimento adquirido ao longo dos anos, seja ministrando no ensino superior ou trabalhando com tecnologia, conseguimos estar trabalhando efetivamente no ramo” disse.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão